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https://hdl.handle.net/1822/92155
Título: | Resolução e formulação de problemas de Matemática nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Problem solving and posing of Mathematics in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education |
Autor(es): | Branco, Mariana Rodrigues Borges Salvador |
Orientador(es): | Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Aprendizagem da Matemática Formulação de problemas Resolução de problemas Learning mathematics Problem posing Problem solving |
Data: | 7-Jul-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio integrada no Mestrado
em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino
Básico. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da Resolução e Formulação de
Problemas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, respondendo às seguintes questões:
1) Como é que os alunos resolvem os problemas? 2) Como os alunos formulam os problemas? 3) Quais
as dificuldades manifestadas pelos alunos na resolução de problemas? 4) Quais as dificuldades
manifestadas pelos alunos na formulação de problemas? Para a elaboração deste projeto foi necessário
um período de estágio em dois contextos escolares diferentes, numa turma de 1.º ano (Estudo 1) e de
5.º ano do Ensino Básico (Estudo 2). No período de observação destes dois contextos, foram detetadas
dificuldades na resolução de problemas e a inexistência de tarefas de formulação de problemas. Ao longo
deste projeto adotou-se uma metodologia próxima da investigação-ação e assente na prática reflexiva.
Esta metodologia caracterizou-se pela observação, planeamento, ação e avaliação, repetindo-se este ciclo
de forma a melhorar a prática docente e a aprendizagem dos alunos. A implementação deste projeto
dividiu-se em duas grandes partes (Estudo 1 e Estudo 2), cada uma dividida em três momentos: a
avaliação diagnóstica, a implementação das atividades e a avaliação final. No Estudo 1 foram feitas seis
intervenções, enquanto no Estudo 2 foram feitas quatro intervenções, pois este último foi caracterizado
por alguns contratempos. Parte destas intervenções foram destinadas à resolução de problemas, e a
outra parte à formulação de problemas. Este plano de intervenção permitiu identificar as dificuldades
dos alunos e registar a evolução positiva dos mesmos quando confrontados com tarefas de Resolução e
Formulação de Problemas. Concluiu-se que a Resolução e Formulação de Problemas poderá ser uma
estratégia de ensino bastante eficaz na aprendizagem da Matemática e no desenvolvimento do raciocínio
lógico. This report was developed within the framework of the Internship Curricular Unit integrated in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This investigation aimed to identify the contribution of Problem Solving and Posing in the Mathematics teaching and learning process, answering the following questions: 1) How do students solve problems? 2) How do students formulate problems? 3) What difficulties do students have in solving problems? 4) What difficulties do students have in posing problems? For this project, a period of internship was necessary in two different school contexts, in a class of 1st-grade (Study 1) and 5th-grade of Basic Education (Study 2). During the observation period of these two contexts, difficulties in problem solving and the lack of problem posing tasks were detected. Throughout this project, a methodology close to the action-research methodology was adopted and based on reflective practice. This methodology was characterized by observation, planning, act and evaluation, repeating this cycle in order to improve teaching practice and student learning. The implementation of this project was divided into two major parts (Study 1 and Study 2), each divided into three moments: diagnostic evaluation, implementation of activities, and final evaluation. Study 1 comprised six interventions sessions whereas Study 2 comprised four, as the latter was characterized by some setbacks. Some of these sessions aimed to solve problems, and the others to posing problems. This intervention plan made it possible to identify the students' difficulties and record the positive evolution of the students when faced with Problem Solving and Posing tasks. It was concluded that the Problems Solving and Posing can be a very effective teaching strategy in the learning of Mathematics and in the development of logical reasoning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92155 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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