Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92110

TítuloA construção de competências de uso da língua portuguesa na aula de Português do 11º ano do Ensino Secundário
Autor(es)Laranjo, Francisca João Ferreira dos Santos
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveAlunos
Competências de uso da língua
Práticas escolares
Português
Language competences
Portuguese
School practices
Students
Data28-Nov-2023
Resumo(s)Este relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. Tomando como temática e metodologia o desenvolvimento de competências da língua portuguesa nos seus diversos domínios, conjugaram-se componentes teóricas, práticas e reflexivas na intervenção pedagógica supervisionada realizada no ano letivo 2022/2023. A intervenção realizou-se entre os meses de outubro de 2022 e maio de 2023, subdividida primariamente pela observação de aulas e posteriormente pela prática pedagógica com intervenção da estagiária numa turma do décimo primeiro ano do Ensino Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas. As metodologias e as atividades apresentadas são exemplos de algumas das práticas de ensino aplicadas que serviram de meio para o estudo e discussão fundamentada de conclusões relativas aos domínios da língua portuguesa e à aquisição de conhecimentos e competências por parte dos alunos. Verificou-se que as condicionantes a que os professores estão sujeitos obrigam a desenhos de aulas ainda muito marcadas por diferenças quanto ao tempo conferido para o trabalho dos diversos domínios, e que o contexto escolar assim como as características da turma devem ser fatores essenciais a ter em conta no género de atividades a aplicar, no desenho e na adaptação dos materiais de ensino.
The report presented in this document arises within the reach of the pedagogical internship related to the Master’s degree in Portuguese teaching in the 3rd cycle of basic and secondary education, in Universidade do Minho. Having as theme and methodology the development of competences of the Portuguese language in its various domains, where the theoretical, practical and reflective components were combined in the supervised pedagogical practices during the 2022/2023 school year. The intervention took place from October of 2022 to May 2023, subdivided primarily by observation of classes and later by pedagogical practice where the intern was assigned a class of the eleventh grade of secondary school inserted in the socioeconomic sciences course. The methodologies and activities presented are examples of some of the teaching practices applied, also served as means for the study and discussion of conclusions related to the domains of the Portuguese language and the acquisition of knowledge and skills by the students. It was found that the constraints to which teachers are subject to, compel the scheme of classes leading to irregularities in terms of time allocated to work the different language domains. It was also concluded that the school context and class characteristics are essential factors to take into account in the type of activities to be applied as well as in the design and adaptation of teaching materials.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92110
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisca Joao Ferreira dos Santos Laranjo.pdfRelatório de estágio15,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID