Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92110
Título: | A construção de competências de uso da língua portuguesa na aula de Português do 11º ano do Ensino Secundário |
Autor(es): | Laranjo, Francisca João Ferreira dos Santos |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Alunos Competências de uso da língua Práticas escolares Português Language competences Portuguese School practices Students |
Data: | 28-Nov-2023 |
Resumo(s): | Este relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Português
no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. Tomando como
temática e metodologia o desenvolvimento de competências da língua portuguesa nos seus
diversos domínios, conjugaram-se componentes teóricas, práticas e reflexivas na intervenção
pedagógica supervisionada realizada no ano letivo 2022/2023. A intervenção realizou-se entre os
meses de outubro de 2022 e maio de 2023, subdividida primariamente pela observação de aulas
e posteriormente pela prática pedagógica com intervenção da estagiária numa turma do décimo
primeiro ano do Ensino Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas. As metodologias e as
atividades apresentadas são exemplos de algumas das práticas de ensino aplicadas que serviram
de meio para o estudo e discussão fundamentada de conclusões relativas aos domínios da língua
portuguesa e à aquisição de conhecimentos e competências por parte dos alunos. Verificou-se que
as condicionantes a que os professores estão sujeitos obrigam a desenhos de aulas ainda muito
marcadas por diferenças quanto ao tempo conferido para o trabalho dos diversos domínios, e que
o contexto escolar assim como as características da turma devem ser fatores essenciais a ter em
conta no género de atividades a aplicar, no desenho e na adaptação dos materiais de ensino. The report presented in this document arises within the reach of the pedagogical internship related to the Master’s degree in Portuguese teaching in the 3rd cycle of basic and secondary education, in Universidade do Minho. Having as theme and methodology the development of competences of the Portuguese language in its various domains, where the theoretical, practical and reflective components were combined in the supervised pedagogical practices during the 2022/2023 school year. The intervention took place from October of 2022 to May 2023, subdivided primarily by observation of classes and later by pedagogical practice where the intern was assigned a class of the eleventh grade of secondary school inserted in the socioeconomic sciences course. The methodologies and activities presented are examples of some of the teaching practices applied, also served as means for the study and discussion of conclusions related to the domains of the Portuguese language and the acquisition of knowledge and skills by the students. It was found that the constraints to which teachers are subject to, compel the scheme of classes leading to irregularities in terms of time allocated to work the different language domains. It was also concluded that the school context and class characteristics are essential factors to take into account in the type of activities to be applied as well as in the design and adaptation of teaching materials. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92110 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca Joao Ferreira dos Santos Laranjo.pdf | Relatório de estágio | 15,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons