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dc.contributor.advisorGago, Maríliapor
dc.contributor.authorCosta, Cristiana Parentepor
dc.date.accessioned2024-06-27T12:57:51Z-
dc.date.available2024-06-27T12:57:51Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.date.submitted2023-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92095-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta os resultados do projeto de Intervenção e Investigação Supervisionada realizado no contexto de uma Escola Secundária no distrito de Barcelos, numa turma do 10.º ano de escolaridade, da disciplina de História A. A observação de aulas e dos estudantes tornou possível identificar a necessidade de desmistificar a leitura e a análise das fontes iconográficas como as “outras” fontes históricas, frequentemente, entendidas como menos importantes e mais difíceis de interpretar. Foi ainda reconhecida a dificuldade dos estudantes em elaborar narrativas históricas argumentadas. Deste modo, em linha com os pressupostos da Educação Histórica, bem como em articulação com a documentação curricular em vigor, foram desenvolvidas quatro aulas, seguindo o paradigma educativo da Aula-Oficina, preconizado por Barca (2004). Esta proposta teve a intencionalidade de favorecer o desenvolvimento dos conceitos metodológicos de evidência e explicação histórica, bem como os conceitos substantivos do subdomínio da reinvenção das formas artísticas, em particular o estudo do Renascimento Italiano, desenvolveram-se exercícios e tarefas que procuraram estimular a capacidade de inferência, argumentação e explicação, e o desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes. Destas tarefas destacam-se a camada de inferências inspirada em Riley (1999) para potenciar a leitura e interpretação das fontes iconográficas e a construção de um texto argumentativo como forma de auxiliar os estudantes a compreender a explicação causal como proposto por Chapman (2021). A partir desta experiência pedagógica e de investigação dá-se assim a conhecer a viabilidade do uso, exploração, interpretação e prática inferencial através da Arte e das fontes históricas iconográficas, como catalisadores para a construção de evidência e formulação da explicação histórica. A análise dos dadosrecolhidos das ideias iniciais e finais dos estudantes, inspirada nas propostas de categorização e análise da Grounded Theory, revelaram que os estudantes apresentaram ideias menos fragmentadas sobre o Renascimento, fizeram mais uso de elementos explicativos e foram capazes de mobilizar os conceitos substantivos e a interpretação de fontes na sua narrativa. Considera-se ainda que através da fruição e utilização da Arte na sala de aula os estudantes construíram aprendizagens mais significativas.por
dc.description.abstractThis internship report presents the results of the Supervised Pedagogical Intervention carried out in the context of a Secondary School in the Barcelos district, in a 10th grade class of History A. Classes and students’ observation made it possible to identify the need to demystify the reading and analysis of iconographic sources as the “other” historical sources, often understood as less important and more difficult to interpret. Students' difficulty in elaborating argued historical narratives was also recognised. Thus, in line with the assumptions of Historical Education, as well as in articulation with the current curricular documentation in force, four classes were developed, following the educational paradigm of the Aula-Oficina, advocated by Barca (2004). This proposal was intended to favour the development of the methodological concepts of historical evidence and historical explanation, as well as the substantive concepts of the subdomain of the reinvention of artistic forms, in particular, the study of the Italian Renaissance, exercises and tasks were developed that sought to stimulate the capacity of inference, argumentation, and explanation, and the development of students' historical thinking. These tasks, stands out the Layers of inferences inspired by Riley (1999) to enhance the reading and interpretation of iconographic sources, and the construction of an argumentative text as a way of helping students to understand the causal explanation as proposed by Chapman (2021). Based on this pedagogical and research experience, it thus reveals the viability of the use, exploration, interpretation, and inferential practice through Art and historical iconographic sources, as catalysts for the construction of evidence and the formulation of historical explanation. From the analysis of the data collected from the students' initial and final ideas, inspired by the Grounded Theory proposals of categorisation and analysis, it was revealed that the students present less fragmented ideas about the Renaissance, made more use of explanatory elements and were able to mobilise the substantive concepts and the interpretation of sources in their narrative. It is also considered that through the fruition and use of Art in the classroom, students have built more meaningful learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectEvidência históricapor
dc.subjectExplicação históricapor
dc.subjectLiteracia visual históricapor
dc.subjectRenascimentopor
dc.subjectHistory educationpor
dc.subjectHistorical evidencepor
dc.subjectHistorical explanationpor
dc.subjectHistorical visual literacypor
dc.subjectRenaissancepor
dc.titleModos de ver as "outras" fontes: a construção de evidência e explicação histórica acerca do Renascimento Italianopor
dc.title.alternativeWays of seeing the “other” sources: the construction of evidence and rational thinking of the Italian Renaissancepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203614674por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade20 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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