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https://hdl.handle.net/1822/92054
Título: | Gamificação na aprendizagem do Inglês: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Gamification in English language learning: an experience in Primary Education |
Autor(es): | Ferreira, Renata Sofia Vilaça de Sá |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem Gamificação Inglês no 1ºCEB Motivação Tecnologias English in primary education Gamification Learning Motivation Technology |
Data: | 10-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta um projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Mestrado de
Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e implementado numa escola básica do concelho de
Braga. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano de escolaridade, no ano letivo de 2021/2022.
O seu tema é a utilização da gamificação na aprendizagem da língua inglesa e tinha como objetivos:
conhecer perceções e atitudes das crianças relativamente à língua inglesa; promover a aprendizagem
através da gamificação; promover a reflexão sobre a aprendizagem através da autorregulação; avaliar o
impacto da gamificação na aprendizagem.
O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase centrou-se na análise inicial do contexto, para
conhecer a turma-alvo. Com isto, pretendeu-se fazer um levantamento relativo aos gostos, preferências
e interesses da turma, de modo a, no decorrer do projeto, criar um ambiente de aprendizagem
adequado à diversidade dos alunos. A segunda fase consistiu no desenvolvimento de atividades com
recurso às tecnologias e à gamificação. A terceira e última fase correspondeu a uma avaliação final e
geral do impacto do projeto. A avaliação do projeto de intervenção, baseada em dados recolhidos
através da observação e questionários de autoavaliação, mostrou que o recurso às tecnologias e à
gamificação foi bem acolhido pelas crianças e teve um impacto positivo na sua motivação e
envolvimento na aprendizagem. This practicum report presents a project carried out as part of the Master’s in Teaching English in Primary Education, which was implemented in a school located in Braga. The project was developed in a 4th grade class, in 2021/2022. Its theme is the use of gamification in language learning and it covered the following objectives: understanding children’s perceptions and attitudes towards the English language; promoting learning through gamification; promoting reflection on learning through self regulation; assessing the impact of gamification on learning. The project was divided into three phases. The first phase entailed an initial analysis of the intervention context in order to get to know the class. It involved a survey about their interests, personal tastes, and preferences, in order to create an inclusive learning environment. The second phase consisted in developing activities resorting to technology and gamification. The third and last phase consisted in a broad and final evaluation of the impact of the project. This evaluation, based on data gathered through observation and self-regulation questionnaires, indicated that the children enjoyed the use of technology and gamification, and that these resources had a positive impact on their motivation and engagement in learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92054 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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