Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92044
Título: | De que forma podem as plataformas online contribuir para a realização de trabalho colaborativo/cooperativo em contexto de educação a distância? |
Outro(s) título(s): | How can online platforms contribute to collaborative/cooperative work in the context of distance education? |
Autor(es): | Ribeiro, Solange de Bastos Sousa |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Colaboração Cooperação COVID-19 Educação à distância Plataformas online Collaboration Cooperation Distance education Online platforms |
Data: | 11-Dez-2023 |
Resumo(s): | Este relatório enquadra-se na Unidade Curricular Estágio Profissional, do 2º ano do Mestrado de Ensino
de Informática e pretende testemunhar o trabalho realizado no contexto da Intervenção Pedagógica
Supervisionada, com o tema “De que forma podem as plataformas online contribuir para a realização
de trabalho colaborativo/cooperativo em contexto de educação a distância?”
A intervenção foi realizada no Colégio de São Gonçalo, da turma do 111C1 do curso com planos
próprios Informática Aplicada À Web.
Este documento relata toda a estratégia pedagógica adotada no decorrer da Intervenção Pedagógica
Supervisionada, na qual utilizamos ferramentas como Teams, Moodle, Google Classroom, Discord para
aprendizagem da programação e alcançar os objetivos. É importante ressaltar que esta pesquisa foi
conduzida durante o período da pandemia de COVID-19.
A recolha de dados envolveu a aplicação de um questionário final sobre a Intervenção Pedagógica
Supervisionada, da observação da turma e também da avaliação do projeto realizado pelos alunos.
Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que as plataformas online desempenham um
papel significativo no desenvolvimento das competências de programação. Além disso, essas
plataformas proporcionaram a troca de ideias e informações entre as partes envolvidas, promovendo
habilidades de comunicação, confiança, respeito mútuo e partilha - habilidades essenciais para a
colaboração e cooperação. Assim, o uso de plataformas online permitiu o desenvolvimento de
competências na área de programação, bem como no que diz respeito aos valores e às áreas de
competência definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. This report is part of the Professional Internship Curricular Unit, of the 2nd year of the Master's Degree in Computer Science Teaching and aims to testify to the work carried out in the context of Supervised Pedagogical Intervention, with the theme “How can online platforms contribute to carrying out work collaborative/cooperative in a distance education context?” The intervention was carried out at Colégio de São Gonçalo, in the 111C1 class of the Informatics Applied to the Web course with its own plans. This document reports the entire pedagogical strategy adopted during the Supervised Pedagogical Intervention, in which we used tools such as Teams, Moodle, Google Classroom, Discord to learn programming and achieve the objectives. It is important to highlight that this research was conducted during the period of the COVID-19 pandemic. Data collection involved the application of a final questionnaire on Supervised Pedagogical Intervention, class observation and also the evaluation of the requiCSG project. Based on the results obtained, it was possible to conclude that online platforms play a significant role in the development of skills of programming. Furthermore, these platforms provided the exchange of ideas and information between the parties involved, promoting communication skills, trust, mutual respect and sharing - essential skills for collaboration and cooperation. Thus, the use of online platforms allowed the development of skills in the area of programming, as well as with regard to the values and areas of competence defined in the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92044 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solange de Bastos Sousa Ribeiro.pdf | Relatório de estágio | 3,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons