Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92044

TítuloDe que forma podem as plataformas online contribuir para a realização de trabalho colaborativo/cooperativo em contexto de educação a distância?
Outro(s) título(s)How can online platforms contribute to collaborative/cooperative work in the context of distance education?
Autor(es)Ribeiro, Solange de Bastos Sousa
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveColaboração
Cooperação
COVID-19
Educação à distância
Plataformas online
Collaboration
Cooperation
Distance education
Online platforms
Data11-Dez-2023
Resumo(s)Este relatório enquadra-se na Unidade Curricular Estágio Profissional, do 2º ano do Mestrado de Ensino de Informática e pretende testemunhar o trabalho realizado no contexto da Intervenção Pedagógica Supervisionada, com o tema “De que forma podem as plataformas online contribuir para a realização de trabalho colaborativo/cooperativo em contexto de educação a distância?” A intervenção foi realizada no Colégio de São Gonçalo, da turma do 111C1 do curso com planos próprios Informática Aplicada À Web. Este documento relata toda a estratégia pedagógica adotada no decorrer da Intervenção Pedagógica Supervisionada, na qual utilizamos ferramentas como Teams, Moodle, Google Classroom, Discord para aprendizagem da programação e alcançar os objetivos. É importante ressaltar que esta pesquisa foi conduzida durante o período da pandemia de COVID-19. A recolha de dados envolveu a aplicação de um questionário final sobre a Intervenção Pedagógica Supervisionada, da observação da turma e também da avaliação do projeto realizado pelos alunos. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que as plataformas online desempenham um papel significativo no desenvolvimento das competências de programação. Além disso, essas plataformas proporcionaram a troca de ideias e informações entre as partes envolvidas, promovendo habilidades de comunicação, confiança, respeito mútuo e partilha - habilidades essenciais para a colaboração e cooperação. Assim, o uso de plataformas online permitiu o desenvolvimento de competências na área de programação, bem como no que diz respeito aos valores e às áreas de competência definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
This report is part of the Professional Internship Curricular Unit, of the 2nd year of the Master's Degree in Computer Science Teaching and aims to testify to the work carried out in the context of Supervised Pedagogical Intervention, with the theme “How can online platforms contribute to carrying out work collaborative/cooperative in a distance education context?” The intervention was carried out at Colégio de São Gonçalo, in the 111C1 class of the Informatics Applied to the Web course with its own plans. This document reports the entire pedagogical strategy adopted during the Supervised Pedagogical Intervention, in which we used tools such as Teams, Moodle, Google Classroom, Discord to learn programming and achieve the objectives. It is important to highlight that this research was conducted during the period of the COVID-19 pandemic. Data collection involved the application of a final questionnaire on Supervised Pedagogical Intervention, class observation and also the evaluation of the requiCSG project. Based on the results obtained, it was possible to conclude that online platforms play a significant role in the development of skills of programming. Furthermore, these platforms provided the exchange of ideas and information between the parties involved, promoting communication skills, trust, mutual respect and sharing - essential skills for collaboration and cooperation. Thus, the use of online platforms allowed the development of skills in the area of programming, as well as with regard to the values and areas of competence defined in the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92044
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Solange de Bastos Sousa Ribeiro.pdfRelatório de estágio3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID