Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92016
Título: | Promoção da emergência da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Promoting the emergence of written language in Pre-School Education and in the 1st grade of Primary School |
Autor(es): | Cunha, Ana Catarina Carvalho |
Orientador(es): | Pereira, Iris Susana Pires |
Palavras-chave: | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar Literacia emergente Linguagem escrita Aprendizagem da escrita 1st Cycle of Basic Education Pre-School Education Emergent literacy Written language Learning to write |
Data: | 15-Nov-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio apresenta o Projeto de Intervenção e Investigação
Pedagógica que desenvolvi ao longo da Prática de Ensino Supervisionada referente ao Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com dois grupos distintos de
crianças, dos dois diferentes contextos: Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino
Básico. Após conhecer e observar ambos grupos de crianças e perceber quais os seus interesses
e dificuldades, o meu foco foi na área da escrita, mais precisamente na promoção da emergência
e a aprendizagem da linguagem escrita. Para isso, ao longo do Projeto de Intervenção Pedagógica
nos dois contextos, foram desenvolvidas diversas atividades com intencionalidade e com o intuito
de não só promover a linguagem escrita nas crianças, como fomentar o gosto pela mesma,
promover a construção de conhecimento sobre aspetos gráficos da linguagem escrita, desenvolver
a comunicação escrita, entre outros, tendo as crianças um papel ativo nessa aprendizagem.
Estabeleci também um foco de investigação que passa por sustentar a minha prática da promoção
da literacia emergente e da linguagem escrita em crianças em Educação Pré-Escolar e 1.º ano do
1.º Ciclo do Ensino Básico, construindo conhecimento profissional, contribuindo para o meu futuro
enquanto profissional de educação. This report presents the Intervention and Pedagogical Research Project that I developed throughout the Supervised Teaching Practice for the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with two different groups of children, from two different contexts: Pre School Education and 1st year of the 1st Cycle of Basic Education. After getting to know and observing both groups of children and understanding their interests and difficulties, my focus was on the area of writing, more precisely on promoting the emergence of written language. For this, throughout the Pedagogical Intervention Project in both contexts, several activities were developed with intention and with the aim of not only promoting written language in children, but also fostering a taste for it, promoting the construction of knowledge about graphic aspects of written language, developing written communication, among others, with children having an active role in this learning. I also established a research focus that involves sustaining my practice on the promotion of emerging literacy and written language in children in Pre-School Education and 1st year of the 1st Cycle of Basic Education, building professional knowledge, contributing to my future as an education professional. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92016 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Catarina Carvalho Cunha.pdf | Relatório de estágio | 20,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons