Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92016

TítuloPromoção da emergência da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Promoting the emergence of written language in Pre-School Education and in the 1st grade of Primary School
Autor(es)Cunha, Ana Catarina Carvalho
Orientador(es)Pereira, Iris Susana Pires
Palavras-chave1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Literacia emergente
Linguagem escrita
Aprendizagem da escrita
1st Cycle of Basic Education
Pre-School Education
Emergent literacy
Written language
Learning to write
Data15-Nov-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta o Projeto de Intervenção e Investigação Pedagógica que desenvolvi ao longo da Prática de Ensino Supervisionada referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com dois grupos distintos de crianças, dos dois diferentes contextos: Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após conhecer e observar ambos grupos de crianças e perceber quais os seus interesses e dificuldades, o meu foco foi na área da escrita, mais precisamente na promoção da emergência e a aprendizagem da linguagem escrita. Para isso, ao longo do Projeto de Intervenção Pedagógica nos dois contextos, foram desenvolvidas diversas atividades com intencionalidade e com o intuito de não só promover a linguagem escrita nas crianças, como fomentar o gosto pela mesma, promover a construção de conhecimento sobre aspetos gráficos da linguagem escrita, desenvolver a comunicação escrita, entre outros, tendo as crianças um papel ativo nessa aprendizagem. Estabeleci também um foco de investigação que passa por sustentar a minha prática da promoção da literacia emergente e da linguagem escrita em crianças em Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, construindo conhecimento profissional, contribuindo para o meu futuro enquanto profissional de educação.
This report presents the Intervention and Pedagogical Research Project that I developed throughout the Supervised Teaching Practice for the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with two different groups of children, from two different contexts: Pre School Education and 1st year of the 1st Cycle of Basic Education. After getting to know and observing both groups of children and understanding their interests and difficulties, my focus was on the area of writing, more precisely on promoting the emergence of written language. For this, throughout the Pedagogical Intervention Project in both contexts, several activities were developed with intention and with the aim of not only promoting written language in children, but also fostering a taste for it, promoting the construction of knowledge about graphic aspects of written language, developing written communication, among others, with children having an active role in this learning. I also established a research focus that involves sustaining my practice on the promotion of emerging literacy and written language in children in Pre-School Education and 1st year of the 1st Cycle of Basic Education, building professional knowledge, contributing to my future as an education professional.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92016
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Carvalho Cunha.pdfRelatório de estágio20,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID