Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91999

TítuloA literatura para a infância e o desenvolvimento da consciência ambiental: uma abordagem integrada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Children’s literature and the development of environmental conscience: an integrated approach in Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education
Autor(es)Ferraz, Patrícia Cunha
Orientador(es)Varela, Paulo
Palavras-chaveEducação ambiental
Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literatura para a infância
1 st Cycle of Basic Education
Ambiental education
Children's literature
Preschool Education
Science education
Data10-Fev-2023
Resumo(s)O presente relatório resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular “Estágio”, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, no ano letivo 2021-2022. O projeto orientou-se pelos princípios da investigação-ação e foi desenvolvido em contexto de Educação Pré Escolar, com crianças de idades compreendidas entre os três e os cinco anos e, em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. Nas orientações curriculares para a área do “Conhecimento do Mundo” na Educação Pré-Escolar e nas “Aprendizagens Essenciais” do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como em outros documentos curriculares, verifica-se uma significativa preocupação em investir na Educação Ambiental, devendo esta ser inserida numa abordagem interdisciplinar, de forma que as crianças desenvolvam uma consciencialização ambiental. Contudo, na prática, constata-se a existência de um reduzido investimento a esse respeito. Por esse motivo, procurou-se, através deste projeto, promover uma abordagem interdisciplinar orientada para a Educação Ambiental, através da exploração de histórias de Literatura para a Infância. Além desta articulação, procurou-se compreender as potenciais relações que se poderão estabelecer entre a Literatura para a Infância e a exploração de diversas temáticas de natureza ambiental. Ao longo de toda a intervenção, os interesses das crianças foram tidos em conta nos momentos de planificação e durante as intervenções concretizadas, tendo-se procurado que estas assumissem um papel ativo na sua aprendizagem. Para registar os dados, recorreu-se às gravações de áudio e aos registos fotográficos. Atendendo aos dados recolhidos, foram redigidos diários de atividades/aulas, os quais foram alvo de análise e reflexão, tendo em mente os objetivos definidos para o presente projeto. Os resultados obtidos revelam ser possível estabelecer uma boa articulação entre diversas temáticas ligadas à Educação Ambiental e a Literatura para a Infância, tal como evidenciam ser possível o desenvolvimento de diversas aprendizagens relacionadas com diferentes temas no âmbito das Ciências, através da exploração das histórias de Literatura para a Infância.
This internship report is the result of a pedagogical intervention project, developed within the scope of the yearly module “Internship", part of the Master’s Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, of the Institute of Education of the University of Minho, in the academic year 2021-2022. This project was guided by the principles of investigation-action and it was developed in a Preschool Education context, with children aged between three and five years and, in the context of the 1st Cycle of Basic Education, in a class of the 2nd year of schooling. In the curricular guidelines for the area of “Knowing the World” in Preschool Education and in the “Essential Learning” of the 1st Cycle of Basic Education, as well as in other curricular documents, there is a significant concern to invest in Environmental Education, which should be inserted in an interdisciplinary approach, so that children develop an environmental awareness. However, in practice, there is little investment in this regard. For this reason, it was intended, through this project, to promote an interdisciplinary approach oriented towards Environmental Education, through the exploration of Children's Literature stories. In addition to this articulation, an attempt was made to understand the potential relationships that could be established between Children´s Literature and the exploration of different themes of an environmental nature. Throughout the intervention, the interests of the children were considered during planning and during the interventions carried out, with an attempt to ensure that they took an active role in their learning. To record the data, audio recordings and photographic records were used. Taking into account the data collected, activity/class diaries were written, which were the subject of analysis and reflection, keeping in mind the objectives defined for this project. The results obtained reveal that it is possible to establish a good articulation between different themes related to Environmental Education and Children’s Literature, as they show that it is possible to develop diverse learning related to different themes in the scope of Sciences, through the exploration of Children's Literature stories.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91999
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patricia Cunha Ferraz.pdfRelatório de estágio2,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID