Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91977
Título: | Potencialidade dos desenhos animados para a promoção da educação alimentar na educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Cartoon potential for the promotion of food education in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education |
Autor(es): | Pereira, Maria Inês Oliveira |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Desenhos animados Educação alimentar Educação Pré-Escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Cartoons Nutrition education Pre-School Education Teaching of 1st Cycle Basic Education |
Data: | 2-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido com
crianças de 5 e 7-8 anos, durante o projeto de intervenção e investigação desenvolvido nos contextos de
Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o 2.º ano de Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto, intitulado Potencialidade dos
Desenhos Animados para a Promoção da Educação Alimentar na Educação Pré-escolar e 1.ºCiclo do
Ensino Básico, pretende dar resposta ao seguinte problema de investigação: Quais os efeitos da
exploração didática de desenhos animados sobre educação alimentar no conhecimento processual sobre
nutrição e melhoria da expressão oral e artística em crianças da educação pré-escolar e ensino do 1º
ciclo do ensino básico? A partir do problema de investigação foram formuladas as seguintes questões de
investigação: i) Como evolui o conhecimento sobre nutrição de crianças da educação pré-escolar e 1º
ciclo durante a educação alimentar baseada em desenhos animados?; ii) Como é que a educação
alimentar baseada em desenhos animados contribuiu para o desenvolvimento de competências de
comunicação oral no Pré-Escolar ?; iii) Como é que a educação alimentar baseada em desenhos
animados contribuiu para o desenvolvimento de competências de expressão artística no Pré-Escolar ?;
iv) Como é que a educação alimentar baseada em desenhos animados contribuiu para o desenvolvimento
de ações pelas crianças de promoção da alimentação saudável na escola e na comunidade?, v) Como
evoluem as competências de trabalho cooperativo no 1º ciclo do Ensino Básico? vi) Qual é a opinião dos
alunos do 1º CEB sobre as aulas? Na prática dos dois contextos de investigação e intervenção na
educação pré-escolar com crianças de cinco anos e no 2.º ano do 1º ciclo do ensino básico foram
aplicadas diversas estratégias e atividades pedagógicas para explorar os desenhos animados de
educação alimentar da Nutri Ventures. Os instrumentos usados para a recolha de dados foram o teatro
de fantoches, diários de bordo semanais, grelhas de observação e a análise documental. Observou-se
que a maior parte das crianças da educação pré-escolar e do 2º ano do 1.º CEB melhorou o seu
conhecimento sobre nutrição e desenvolveu competências de comunicação oral bem como de expressão
artística, como o recorte, pintura, colagem, entre outros. The current report aims to show the work developed with children between the ages of 5 and 8 during an intervention and research project carried out on Pre-school Education and Teaching of 1st Cycle Basic Education settings, in the course of the second year of master’s degree in Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle Basic Education. This study, entitled Cartoons Potential for the Promotion of Nutrition Education in Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education, intends to address the following investigation problem: What are the effects of didactical exploitation of cartoons on nutrition education in the procedural knowledge about nutrition and improvement of the verbal and artistic expression in children from pre-school education and teaching of 1st Cycle Basic Education? From the investigation problem the following questions were raised: i. How did knowledge on nutrition among children from pre-school and 1st Cycle develop during nutrition education based on cartoons?; ii. How did Nutrition Education based on cartoons contribute to the development of verbal communication skills Education In Pre-School?; iii. How did nutrition education based on cartoons contribute to the development of artistic expression Education In Pre-School?; iv. How did nutrition education based on cartoons contribute to the development of actions linked to the promotion of a healthy diet at school and at the community carried out by children?; v. How cooperative work skills evolve 1st Cycle?; vi. What is the opinion of 1st Cycle about the classes? In practice of both investigation and intervention contexts in pre school education with children aged 5 and in the 2nd year of the 1st Cycle Basic Education were applied several strategies and education activities to exploit cartoons of nutrition education by Nutri Ventures. The tools used for the collection of data were puppets theatre, weekly logbooks, observation sheets and analysis of data. It was found that most of the children of pre-school and 2nd year of the 1st Cycle Basic Education improved their knowledge on nutrition and developed verbal communication and artistic expression skills, such as cutting, painting, gluing, among others. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91977 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Ines de Oliveira Pereira.pdf | Relatório de estágio | 6,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons