Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91971

TítuloAplicação do método "Canto para tocar. Toco para cantar", de Barceló e Sousa, no ensino da guitarra clássica
Outro(s) título(s)Application of the "Sing to Play. Play to Sing" method by Barceló and Sousa in classical guitar teaching
Autor(es)Dias, José Carlos Monteiro
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveEnsino de música
Guitarra clássica
Canto
Expressão musical
Compreensão musical
Music education
Classical guitar
Singing
Musical expression
Musical understanding
Data12-Dez-2023
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado durante o ano letivo de 2022/2023. O estágio foi realizado no Conservatório do Vale do Sousa e abrangeu alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário, sob orientação do Professor Doutor Ricardo Barceló. Durante o percurso musical, percebeu-se que é possível mostrar um alto grau de proficiência técnica sem que isso reflita uma capacidade equivalente de compreensão musical. Neste sentido, este relatório aborda a aplicação do método "Canto para Tocar, Toco para Cantar," desenvolvido por Barceló e Sousa, no contexto do ensino da guitarra clássica. O método proposto enfatiza a integração do canto e da execução instrumental, utilizando canções de repertório clássico de renomado valor no universo musical da guitarra clássica. Essa abordagem visa aprimorar a expressão musical, a compreensão da música, e, consequentemente, a musicalidade e a interpretação dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que as estratégias do método aplicado têm o potencial de enriquecer muito positivamente a capacidade de expressão artística no ensino da guitarra clássica. No entanto, atingir a excelência na diferenciação entre melodia e acompanhamento, bem como na execução com sentido musical refinado, permanece como um desafio que exige esforço constante.
This Internship Report is part of the Master's program in Music Education at the University of Minho, conducted during the academic year 2022/2023. The internship took place at the Conservatório do Vale do Sousa and involved students from the 1st, 2nd, and 3rd cycles, as well as secondary education, under the guidance of Professor Ricardo Barceló. During the course of musical exploration, it became evident that it is possible to demonstrate a high degree of technical proficiency without it necessarily reflecting an equivalent capacity for musical understanding. In this context, this report addresses the implementation of the "Sing to Play. Play to Sing" method, developed by Barceló and Sousa, in the context of classical guitar education. The proposed method emphasizes the integration of singing and instrumental performance, using classic repertoire songs of recognized value in the classical guitar music world. This approach aims to enhance musical expression, understanding of music, and, consequently, the musicality and interpretation of students. The results obtained indicate that the strategies of the applied method have the potential to greatly enhance the capacity for artistic expression in classical guitar education. However, achieving excellence in distinguishing between melody and accompaniment, as well as in executing with refined musicality, remains a challenge that requires constant effort.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91971
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Carlos Monteiro Dias.pdfRelatório de estágio8,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID