Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91971
Título: | Aplicação do método "Canto para tocar. Toco para cantar", de Barceló e Sousa, no ensino da guitarra clássica |
Outro(s) título(s): | Application of the "Sing to Play. Play to Sing" method by Barceló and Sousa in classical guitar teaching |
Autor(es): | Dias, José Carlos Monteiro |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Ensino de música Guitarra clássica Canto Expressão musical Compreensão musical Music education Classical guitar Singing Musical expression Musical understanding |
Data: | 12-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade
do Minho, realizado durante o ano letivo de 2022/2023. O estágio foi realizado no Conservatório do Vale
do Sousa e abrangeu alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário, sob orientação do
Professor Doutor Ricardo Barceló.
Durante o percurso musical, percebeu-se que é possível mostrar um alto grau de proficiência técnica
sem que isso reflita uma capacidade equivalente de compreensão musical.
Neste sentido, este relatório aborda a aplicação do método "Canto para Tocar, Toco para Cantar,"
desenvolvido por Barceló e Sousa, no contexto do ensino da guitarra clássica. O método proposto enfatiza
a integração do canto e da execução instrumental, utilizando canções de repertório clássico de renomado
valor no universo musical da guitarra clássica. Essa abordagem visa aprimorar a expressão musical, a
compreensão da música, e, consequentemente, a musicalidade e a interpretação dos estudantes.
Os resultados obtidos indicam que as estratégias do método aplicado têm o potencial de enriquecer
muito positivamente a capacidade de expressão artística no ensino da guitarra clássica. No entanto,
atingir a excelência na diferenciação entre melodia e acompanhamento, bem como na execução com
sentido musical refinado, permanece como um desafio que exige esforço constante. This Internship Report is part of the Master's program in Music Education at the University of Minho, conducted during the academic year 2022/2023. The internship took place at the Conservatório do Vale do Sousa and involved students from the 1st, 2nd, and 3rd cycles, as well as secondary education, under the guidance of Professor Ricardo Barceló. During the course of musical exploration, it became evident that it is possible to demonstrate a high degree of technical proficiency without it necessarily reflecting an equivalent capacity for musical understanding. In this context, this report addresses the implementation of the "Sing to Play. Play to Sing" method, developed by Barceló and Sousa, in the context of classical guitar education. The proposed method emphasizes the integration of singing and instrumental performance, using classic repertoire songs of recognized value in the classical guitar music world. This approach aims to enhance musical expression, understanding of music, and, consequently, the musicality and interpretation of students. The results obtained indicate that the strategies of the applied method have the potential to greatly enhance the capacity for artistic expression in classical guitar education. However, achieving excellence in distinguishing between melody and accompaniment, as well as in executing with refined musicality, remains a challenge that requires constant effort. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91971 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose Carlos Monteiro Dias.pdf | Relatório de estágio | 8,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons