Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91969
Título: | Plano de treino para os trompistas: um complemento ao estudo técnico do instrumento |
Outro(s) título(s): | Training plan for french horn players: a complement to the instrument's technical study |
Autor(es): | Gonçalves, Vasco Manuel Almeida |
Orientador(es): | Fonte, Vera Maria Seco Afonso |
Palavras-chave: | Evolução Organização Plano Técnica Trompa Horn Organization Plan Progression Technique |
Data: | 12-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio aborda o projeto de intervenção pedagógica realizado no
âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado
na Academia de Artes de Chaves (AAC) no ano letivo de 2021/2022, nos grupos de recrutamento M20
(trompa) e M32 (classe de conjunto).
Seguindo uma metodologia de investigação-ação, o presente projeto de intervenção teve como
foco o desenvolvimento de competências técnicas básicas em estudantes de trompa, através de uma
abordagem inovadora, que procura despertar a sua motivação para este tipo de prática. A intervenção
consistiu num acompanhamento virtual dos alunos no seu estudo técnico, através de vídeos
personalizados às suas necessidades. Neste projeto o professor assumiu o papel de “treinador”,
acompanhando diariamente o desenvolvimento técnico dos alunos envolvidos. O projeto foi aplicado
com quatro alunos da classe de trompas da Academia de Artes de Chaves ao longo de
aproximadamente 3 meses.
O plano de intervenção foi dividido em três fases distintas: (1) pré-intervenção, (2) intervenção
e (3) pós-intervenção. Na fase de pré-intervenção, foi realizado um inquérito aos alunos sobre as suas
rotinas de estudo, dificuldades no instrumento e motivações para tocar o instrumento, assim como um
teste para avaliar as capacidades técnicas dos alunos. Durante a intervenção, os alunos registaram as
suas sessões de estudo num diário de bordo, gravaram ainda a primeira e última sessão. Por fim, no
período de pós-intervenção, um novo questionário foi aplicado para obter feedback dos alunos. Além
disso, as gravações realizadas na fase anterior foram submetidas à avaliação de trompistas externos ao
projeto. No que concerne ao caso em análise, com base nas análises efetuadas, pode-se concluir que
os resultados obtidos foram positivos. The present Internship Report addresses the pedagogical intervention project carried out as part of the Professional Internship of the master’s in music education at the University of Minho, conducted at the Academy of Arts in Chaves (AAC) during the academic year 2021/2022, within the recruitment groups M20 (French horn) and M32 (ensemble class). Following an action research methodology, this intervention project focused on the development of basic technical skills in French horn students through an innovative approach aimed at motivating them for this type of practice. The intervention consisted of virtual guidance for students in their technical studies through personalized videos tailored to their needs. In this project, the teacher assumed the role of a "coach," monitoring the daily technical development of the involved students. The project was applied to four students in the French horn class at the Academy of Arts in Chaves over approximately three months. The intervention plan was divided into three distinct phases: (1) pre-intervention, (2) intervention, and (3) post-intervention. In the pre-intervention phase, a survey was conducted with the students about their study routines, instrument difficulties, motivations for playing the instrument, and a test to assess the students' technical abilities. During the intervention, the students recorded their study sessions in a logbook and also recorded the first and last sessions. Finally, in the post-intervention period, a new questionnaire was administered to obtain feedback from the students. Additionally, the recordings made in the previous phase were submitted for evaluation by external French horn players not involved in the project. Regarding the case under analysis, based on the conducted analyses, it can be concluded that the results obtained were positive. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91969 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vasco Manuel Almeida Goncalves.pdf | Relatório de estágio | 4,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons