Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91967
Título: | A improvisação idiomática como complemento à consolidação da aprendizagem do repertório de piano |
Outro(s) título(s): | Idiomatic improvisation as a complement to piano repertoire learning consolidation |
Autor(es): | Ferreira, Sílvia Margarida |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Fonte, Vera Maria Seco Afonso |
Palavras-chave: | Consolidação da aprendizagem Criatividade Improvisação idiomática Repertório de piano Learning consolidation Creativity Idiomatic improvisation Piano repertoire |
Data: | 8-Dez-2023 |
Resumo(s): | O projeto de intervenção pedagógica aqui relatado pretendeu perceber em que medida a
improvisação idiomática contribui para consolidação da aprendizagem do repertório de piano, tendo
procurado aferir se poderá ser utilizada como uma estratégia auxiliadora na prática pedagógica do ensino
especializado de música. Foi realizado no ano letivo de 2022/2023, no Conservatório de Música da
Metropolitana e na Escola Profissional da Metropolitana, com cinco alunos de piano dos 3º ciclo e
Secundário.
Com base numa metodologia de investigação-ação, começou por se rever a literatura existente sobre o
tópico, seguindo-se uma análise pré-intervenção, na qual foram realizados inquéritos por questionário a
professores de piano do ensino especializado, entrevistas aos alunos intervenientes e testes que
avaliaram a compreensão e capacidade de análise de uma obra, a execução de progressões harmónicas
importantes na história da música ocidental e exercícios auditivos e de improvisação rítmica. A fase de
intervenção destinou-se à implementação das estratégias encontradas na literatura, tendo procurado
fomentar a criatividade dos alunos e explorado atividades de improvisação idiomática que apoiassem a
consolidação da aprendizagem do repertório dos estudantes. Após a intervenção, foi feita uma recolha
de feedback aos alunos e professores cooperantes e um teste pós-intervenção com exercícios
semelhantes aos do teste pré-intervenção.
A fase que precedeu a intervenção permitiu observar que professores portugueses atribuem importância
à improvisação, mas raramente a abordam nas aulas. Os alunos, através das aulas lecionadas, ficaram
a compreender com mais profundidade a obra estudada, porém não foi possível obter conclusões
definitivas sobre a interiorização de padrões melódico-rítmicos ou a resolução de dificuldades técnicas.
Tal ausência de respostas conclusivas incentiva a investigações futuras, sobretudo com a aplicação do
projeto durante um período mais longo e com um maior número de alunos, bem como a exploração da
improvisação idiomática em aulas de grupo. The pedagogical intervention project reported here aimed to understand to what extent idiomatic improvisation contributes to the consolidation of piano repertoire learning, while seeking to assess its potential as an assisting strategy in the pedagogical practice of specialized music education. The project took place during the academic year 2022/2023 at the Metropolitana Music Conservatory and the Metropolitana Professional School, involving five piano students from the 3rd cycle and secondary education. Following an action research methodology, the project began with a review of the existing literature on the topic. Subsequently, a pre-intervention analysis was conducted, including questionnaire surveys of specialized piano teachers, interviews with participating students, and tests assessing the comprehension and analytical abilities of a musical work, the execution of significant harmonic progressions in the history of Western music, and exercises in auditory and rhythmic improvisation. The intervention phase aimed to implement strategies found in the literature, emphasizing the encouragement of students' creativity and the exploration of idiomatic improvisation activities that would support the consolidation of the students' repertoire learning. After the intervention, feedback was collected from students and cooperating teachers, and a post-intervention test with exercises similar to the pre-intervention test was administered. The pre-intervention phase revealed that Portuguese teachers acknowledge the importance of improvisation but rarely incorporate it into their lessons. Students, through the conducted classes, gained a deeper understanding of the studied work, but definitive conclusions regarding the internalization of melodic-rhythmic patterns or the resolution of technical difficulties were not attainable. This lack of conclusive answers encourages future research, particularly with the application of the project over an extended period and involving a greater number of students, as well as the exploration of idiomatic improvisation in group lessons. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91967 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia Margarida Ferreira.pdf | Relatório de estágio | 4,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons