Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91963

TítuloA contribuição da memorização para a aprendizagem e performance no ensino artístico especializado do saxofone
Outro(s) título(s)The contribution of memorization to learning and performance in specialized artistic education of the saxophone
Autor(es)Gonçalves, Inês Teixeira
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Ribeiro, Luís
Rocha, Francisco
Palavras-chaveEnsino de música
Memorização
Otimização
Performance
Saxofone
Memorization
Music education
Optimization
Performance
Saxophone
Data28-Out-2023
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio reflete a intervenção pedagógica realizada na Academia de Música Fernandes Fão em Ponte de Lima no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, com enfoque no estudo da contribuição da memorização para a performance e aprendizagem do saxofone no ensino especializado de música. A memorização apresenta, de acordo com a literatura relevante, potenciais benefícios para a performance, promovendo a liberdade do intérprete, o contacto com o público, a expressão e uma audição reflexiva, e implica e promove um estudo estruturado. Tendo-se constatado na fase de observação que os alunos tocavam habitualmente com partitura e que usavam a repetição como única estratégia de memorização, foi elaborado um plano de aulas individualizado para cada um dos seis alunos participantes em que se desenvolveram estratégias de memorização nas suas dimensões motora, auditiva, visual, conceptual, emocional, linguística, bem como a prática mental e física e a organização do estudo, incluindo um diário de bordo em que os alunos detalhavam e refletiam sobre as sessões. O trabalho culminou numa audição de classe no final do ano letivo em que os alunos tocaram de memória. De modo a avaliar a intervenção foi realizado um inquérito final em que se aferiu a perceção dos alunos participantes sobre os benefícios da memorização e a sua motivação para desenvolverem no futuro o caminho iniciado. Os resultados obtidos permitiram concluir que a memorização constituiu uma estratégia pertinente na otimização da aprendizagem, quer na segurança da performance, quer na motivação para o estudo, cumprindo-se os objetivos inicialmente propostos.
This Internship Report reflects the pedagogical intervention carried out at the Fernandes Fão Music Academy in Ponte de Lima, as part of the Professional Internship for the Master's Degree in Music Education at the University of Minho, with a focus on studying the contribution of memorization to saxophone performance and learning in specialized music education. According to the relevant literature, memorization presents potential benefits for performance, promoting the freedom of the performer, interaction with the audience, expression, and reflective listening. It also implies and promotes structured study. During the observation phase, it was found that the students usually played with sheet music and relied solely on repetition as a memorization strategy. Therefore, an individualized lesson plan was developed for each of the six participating students, incorporating memorization strategies in their motor, auditory, visual, conceptual, emotional, and linguistic dimensions, as well as mental and physical practice and study organization. This included keeping a journal where the students detailed and reflected on the sessions. The work culminated in a class recital at the end of the academic year, where the students performed from memory. To evaluate the intervention, a final survey was conducted to assess the participating students' perception of the benefits of memorization and their motivation to continue the path initiated in the future. The obtained results led to the conclusion that memorization constituted a relevant strategy in optimizing learning, both in terms of performance confidence and motivation for study, thereby achieving the initially proposed objectives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91963
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ines Teixeira Goncalves.pdfRelatório de estágio11,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID