Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91955
Título: | A oficina da respiração: um contributo metodológico na aprendizagem do oboé no ensino especializado de música no 2º e 3º ciclo |
Outro(s) título(s): | The breathing workshop: a methodological contribution to learning the oboe in specialized music teaching in the 2nd and 3rd cycle |
Autor(es): | Martins, Soraia Barros |
Orientador(es): | Magalhães, José Gil Pacheco Soares |
Palavras-chave: | Diafragma Ensino de oboé Oboé Respiração Breathing Diaphragm Oboe Oboe teaching |
Data: | 28-Out-2023 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio é elaborado no âmbito do Estágio Profissional de Mestrado em
Ensino de Música na Universidade do Minho, realizado no ano letivo 2022/23 na Escola Artística
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos grupos de recrutamento M14 – Oboé e
M32 – Conjuntos Vocais e ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto.
Este trabalho de intervenção e investigação procura apurar os conhecimentos sobre a
respiração, de forma a potencializar o ensino de música. A literatura fornece o saber teórico aplicado
pelos oboístas na prática instrumental. Apesar disso, o ensino deste tema não é aplicado nos currículos
escolares e, devido a vários fatores, os professores nem sempre conseguem abordar nas suas aulas.
Por isso, o objetivo do projeto centrou-se na criação de um método de respiração, para ajudar no
processo de aprendizagem do aluno.
Participaram neste projeto, sete alunos do 2º e 3º ciclo com idades entre os 11 e 15 anos.
Como instrumento didático, foi elaborado um método com vários exercícios especificos que se adequa
aos diversos parâmetros da respiração no oboé. Este método contém vários exercícios que foram
inspirados e adaptados de outros autores para o oboé.
Foi realizado um inquérito aos docentes de oboé que lecionam em Portugal e um questionário
aos alunos que fizeram parte do projeto, para efetuar uma análise de dados sobre a respiração do
ponto de vista dos professores e dos alunos. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a
criação de um método de respiração pode contribuir para agilizar e motivar a aprendizagem dos alunos
no complicado processo de construção de uma boa base de respiração. Complementa o estudo diário
de forma a agilizar e a libertar o tempo de aula que os professores necessitam para o instrumento. This Internship Report is drawn up as part of the Professional Internship for the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, carried out in the academic year 2022/23 at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga, in the recruitment groups M14 - Oboe and M32 - Vocal and/or Instrumental Ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class. This intervention and research work seeks to improve knowledge about breathing to enhance music teaching. The literature provides the theoretical knowledge applied by oboists in instrumental practice. Despite this, the teaching of this subject is not applied in school curricula and, due to several factors, teachers are not always able to address it in their lessons. For this reason, the aim of the project was to create a breathing method to help the student's learning process. Seven 2nd and 3rd cycle students aged between 11 and 15 took part in this project. As a didactic tool, a method was devised with various specific exercises to suit the various parameters of oboe breathing. This method contains various exercises that have been inspired and adapted for the oboe by other authors. A survey was conducted among oboe teachers in Portugal and a questionnaire was sent to the students who took part in the project, to analyze the data on breathing from the teachers' and students' points of view. Based on the results obtained, it can be concluded that the creation of a breathing method can help speed up and motivate students' learning in the complicated process of building a good breathing base. It complements daily study to streamline and free up the lesson time that teachers need for the instrument. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91955 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soraia de Barros Martins.pdf | Relatório de estágio | 5,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons