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TítuloAnálise e melhoria de fluxos utilizando princípios Lean e simulação discreta na urgência
Outro(s) título(s)Flow analysis and improvement using Lean principals and discrete simulation in the emergency room
Autor(es)Fernandes, Leonor Taborda
Orientador(es)Lima, Rui M.
Gonçalves, Bruno Samuel Ferreira
Palavras-chaveEficiência operacional
Lean healthcare
Simulação
Urgência hospitalar
Operational efficiency
Simulation
Hospital emergency
Data27-Mar-2024
Resumo(s)No contexto atual do crescente nível de procura pelos Serviços de Urgência (SU), os hospitais sentem dificuldade em acompanhar o ritmo das necessidades impostas pelos pacientes. Além disso, assiste-se ainda a uma utilização inadequada destes serviços, verificada por um número significativo de episódios caracterizados como Não-Urgentes. Neste sentido, o presente projeto surgiu com o intuito de estudar o desempenho do Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães e desenvolver propostas de melhoria da performance do mesmo. A investigação foi suportada em dados referentes a registos dos episódios de urgência ocorridos no espaço de um ano, que permitiram oferecer uma visão geral da dinâmica de admissões do serviço. Os dados foram tratados analiticamente e a partir destes foram parametrizadas as diferentes etapas de um episódio de urgência. Partindo desta base, construiu-se um modelo de simulação representativo do serviço atual, recorrendo ao software SIMIO. Utilizando os princípios inerentes à filosofia Lean Healthcare como critérios de análise, foram desenvolvidos cenários hipotéticos alternativos, no sentido de avaliar a viabilidade de implementação de alterações no serviço. Além disso, foram ainda estudadas as razões que suportam o recurso excessivo ao Serviço de Urgência. Os resultados do modelo inferem que o atendimento atual do serviço cumpre as diretrizes do protocolo de Triagem de Manchester, com tempos de espera médios de 1,89, 1,03 e 0,02 horas para os pacientes com pulseiras verde, amarela e laranja, respetivamente. A realocação de um médico do turno noturno para o diurno do serviço de Clínica Geral poderia reduzir os tempos de espera médios por atendimento médico. A presença excessiva de episódios Não-Urgentes e o atraso na transferência de pacientes para o Serviço de Internamento impactam o tempo de permanência dos pacientes no serviço e a taxa de ocupação das salas de tratamento. Mais de 40% dos episódios registados no período do estudo constituem episódios Não-Urgentes. Cerca de 70% dos pacientes estudados quanto à procura pelo SU compareceram no serviço por decisão própria e a indisponibilidade de consultas no Centro de Saúde foi a principal razão apresentada para este acontecimento.
In the current context of the increasing demand for Emergency Department, hospitals face challenges in keeping up with the pace of patient needs. Additionally, there is an inappropriate use of these services, evidenced by a significant number of episodes characterized as Non-Urgent. In this sense, the present project emerged with the aim of studying the performance of the Emergency Service at Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães and developing proposals to improve the service’s performance. The research was supported by data related to records of emergency episodes occurring over the course of one year, providing an overview of the service's admission dynamics. These data were analytically processed, and the different steps of an emergency episode were parameterized. Based on this foundation, a simulation model representative of the current service was built using SIMIO software. Employing Lean Healthcare philosophy principles as analysis criteria, hypothetical alternative scenarios were developed to assess the feasibility of implementing changes in the service. Furthermore, the reasons behind the excessive use of the Emergency Department were also studied. The results obtained from the model suggest that the current service's attendance complies with the Manchester Triage Protocol guidelines, with average waiting times of 1,89, 1,03 and 0,02 hours for patients with green, yellow and orange priorities. The realocation of one General Practice’s service doctor from the night shift to the day shift could reduce the average waiting time for medical appointments. The excessive presence of Non-Urgent episodes and the delay in transferring patients to the Inpatient Service affect patient’s length of stay in the Emergency Department and the occupancy rate of the treatment rooms. Over 40% of the episodes recorded during the study period constitute Non Urgent episodes. Approximately 70% of patients studied regarding Emergency Department demand attended the service by their own decision, with the unavailability of appointments at the Health Centers being the main reason presented for this occurrence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91648
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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