Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91626

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorMagalhães, Maria Helena Rodriguespor
dc.date.accessioned2024-05-31T11:41:08Z-
dc.date.available2024-05-31T11:41:08Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91626-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Infância, Cultura e Sociedade)por
dc.description.abstractEste estudo resulta de um conjunto de reflexões decorrentes da nossa atividade docente e investigativa e inscreve-se no âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança, na área de especialidade Infância, Cultura e Sociedade. Trata-se de uma investigação de caráter monográfico que procede à recolha de dados documentais para posterior leitura crítica e análise interpretativa, semiótica, estilística e intertextual, com o intuito de evidenciar as ressonâncias do acervo literário tradicional na escrita para a infância, de António Torrado (Lisboa, 1939- 2021), e averiguar as potencialidades das suas reescritas de contos e romances tradicionais no desenvolvimento de uma competência literária. A partir da análise crítica da bibliografia passiva, criteriosamente selecionada, concebemos uma moldura teórica que serviu de suporte à análise da bibliografia ativa – um corpus textual que integra os três volumes da coleção Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo (Torrado, 2002b, 2003, 2004). Esta coleção, recomendada pelo Júri dos Prémios Calouste Gulbenkian de Literatura para a Infância 1984-85, contém vinte e sete contos e dois romances/rimances tradicionais. A sua leitura e análise constitui uma oportunidade de mergulhar no universo narrativo da literatura tradicional e na singularidade do processo utilizado pelo autor na reescrita de textos tradicionais. Um olhar focado na análise dos textos não pode deixar de salientar a dimensão lúdica e fruitiva da palavra, que recupera, de forma aliciante e sedutora, uma parte do nosso património literário tradicional, valorizando o imaginário coletivo e aproximando-o do leitor infantil. Pautando-se pelo princípio da ficcionalidade e assumindo a condição de modelos de configuração ética de valores socioculturais, as reescritas de contos tradicionais de António Torrado promovem o desenvolvimento da imaginação, estimulam a capacidade simbólica da criança, contribuem para a formação do leitor crítico e para o desenvolvimento de uma competência literária. Consideramos esta pesquisa relevante para o campo epistemológico da Literatura para a Infância, um contributo para conceder maior visibilidade a um escritor de reconhecida qualidade literária, no âmbito da atual literatura portuguesa de potencial receção infantil, e um contributo para a expansão de uma educação literária e de competências de mediação leitora.por
dc.description.abstractThis study is the result of a series of reflections arising from our teaching and research activity within the scope of the PhD in Child Studies, in the expertise area of Childhood, Culture and Society. This is a monographic research that collects documentary data for subsequent critical reading and interpretative, semiotic, stylistic, and intertextual analysis, in order to highlight the resonances of the traditional literary collection in António Torrado’s writing for children (Lisbon, 1939-2021), and investigate the potential of his rewriting of traditional tales or short stories and novels for developing literary competence. Based on a critical analysis of the passive bibliography, which was carefully selected, we devised a theoretical framework to support the analysis of the active bibliography – a textual corpus that includes the three volumes of the collection Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo (Torrado, 2002b, 2003, 2004). This collection, recommended by the Jury of the 1984-85 Calouste Gulbenkian Children's Literature Awards, contains twenty-seven short stories and two traditional novels. Reading and analysing them is an opportunity to delve both into the narrative universe of traditional literature and the uniqueness of the process used by the author in rewriting traditional texts. A look focused on analysing the texts cannot but emphasise the playful and fruitful dimension of the word, which recovers, in an attractive and seductive way, part of our traditional literary heritage, enhancing the collective imagination and bringing it closer to the young reader. Based on the principle of fictionality and taking on the role of models for the ethical configuration of socio-cultural values, António Torrado’s rewritings of traditional tales promote the development of the imagination, stimulate the child’s symbolic capacity, contribute to the formation of the critical reader and the development of literary competence. We consider that this research is relevant to the epistemological field of Children’s Literature, a contribution to an increased visibility of a writer of acknowledged literary quality within the current Portuguese literature for children, and a contribution to the expansion of literary education and reading mediation skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAntónio Torradopor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectMediação leitorapor
dc.subjectReescrita de contos tradicionaispor
dc.subjectLiterary educationpor
dc.subjectChildren’s literaturepor
dc.subjectReading mediationpor
dc.subjectRewriting traditional talespor
dc.titleRessonâncias do acervo literário tradicional na escrita para a infância de António Torradopor
dc.title.alternativeResonances of the traditional literary collection in António Torrado’s writing for childrenpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101671830por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Helena Rodrigues Magalhães.pdfTese de doutoramento1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID