Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91566

Título“A história do meu país”: reflexões sobre a memória social e os futuros do passado nas narrativas de jovens portugueses
Outro(s) título(s)“The history of my country”: reflections on social memory and the futures of the past in the narratives of Portuguese youth
"L’histoire de mon pays": réflexions sur la mémoire sociale et l’avenir du passé dans les récits de jeunes portugais
Autor(es)Lins, Luiza
Brasil, Julia Alves
Cabecinhas, Rosa
Palavras-chaveColonialidade do saber
Descolonização epistemológica
Representações Sociais da História
Identidade portuguesa
Memória social
Colonialismo
25 de Abril
Revolução dos Cravos
Portugal
Educação
História
Jovens
Decolonialidade
Passado Colonial
História de Portugal
Coloniality of knowledge
Epistemological decolonization
History of Portugal
Portuguese identity
Social memory
Colonialité du savoir
Décolonisation épistémologique
Histoire du Portugal
Identité portugaise
Mémoire sociale
Data2024
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
RevistaRevista Crítica de Ciências Sociais
CitaçãoLuiza Lins, Julia Alves Brasil e Rosa Cabecinhas, «“A história do meu país”: reflexões sobre a memória social e os futuros do passado nas narrativas de jovens portugueses», Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 133 | 2024, publicado a 23 maio 2024, consultado a 24 maio 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/15585; DOI: https://doi.org/10.4000/11pr6
Resumo(s)Este artigo propõe uma reflexão sobre as tensões e ambiguidades presentes na (re)construção da memória social e nas diferentes visões da história, em torno das quais se constroem futuros para o passado português. Em particular, analisámos as narrativas de 145 estudantes do ensino secundário em Portugal sobre a história do país. O 25 de Abril foi o principal marco histórico mencionado com referências ao fim do regime ditatorial, à luta pela liberdade e pela igualdade de oportunidades. Porém, não foram mencionadas as lutas pela libertação nacional dos povos outrora colonizados. Emergiram também reafirmações do passado glorioso e expansionista dos “Descobrimentos”, mitos historiográficos e invariantes culturais sobre o que significa “ser português”. Com isso, discute-se a importância de uma educação crítica e da descolonização da história, para que futuros alternativos possam emergir dissociados de valores de dominação.
This paper proposes a reflection on the tensions and ambiguities present in the (re)construction of social memory and examines individual visions of history, the ones on which futures are built for the Portuguese past. In particular, we analysed the narratives of 145 secondary school students in Portugal who were asked to comment on the country’s history. The Carnation Revolution was the main historical milestone mentioned, with references to the end of the dictatorial regime, the struggle for freedom and equal opportunities. However, what was not mentioned were the struggles for national liberation of formerly colonized peoples. There were indeed reaffirmations of the country’s glorious and expansionist past in the “Age of Discoveries”, historiographic myths and cultural variants about what it means to “be Portuguese”. Therefore, we underscore the importance of critical education and the decolonization of history, so that alternative futures can emerge dissociated from the values associated with domination.
Cet article propose une réflexion sur les tensions et les ambiguïtés présentes dans la (re)construction de la mémoire sociale et les différentes visions de l’histoire, autour desquelles se construisent des futurs pour le passé portugais. Nous avons analysé en particulier les récits de 145 élèves de lycées au Portugal sur l’histoire du pays. La Révolution des Œillets a été le principal événement historique mentionné, avec des références à la fin du régime dictatorial, à la lutte pour la liberté et pour l’égalité des opportunités. Toutefois, les luttes de libération nationale des peuples autrefois colonisés n’ont pas été mentionnées. Il y a également eu des réaffirmations du passé glorieux et expansionniste des « découvertes », des mythes historiographiques et des invariants culturels sur ce que signifie « être portugais ». Ainsi, nous discutons de l’importance d’une éducation critique et de la décolonisation de l’histoire, afin que des futurs alternatifs puissent émerger dissociés de valeurs de domination.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91566
DOIdoi.org/10.4000/11pr6
ISSN0254-1106
e-ISSN2182-7435
Versão da editorahttp://journals.openedition.org/rccs/15585
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals


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