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https://hdl.handle.net/1822/91503
Título: | The influence of social interaction on pedestrian crossing behavior in urban environments |
Outro(s) título(s): | A influência da interação social no comportamento de atravessamento de peões em ambientes urbanos |
Autor(es): | Barón Acela, Leidy Marcela |
Orientador(es): | Freitas, E. F. Sousa, Emanuel Augusto Freitas |
Palavras-chave: | Comportamento pedonal Grupos sociais Comportamento de atravessamento Fatores culturais Modelos lineares mistos Pedestrian behavior Social groups Crossing behavior Cultural factors Linear mixed models |
Data: | 8-Jan-2024 |
Resumo(s): | Investigar o comportamento dos peões é essencial para melhorar os sistemas de transporte, aumentar a segurança, criar cidades acessíveis e promover o desenvolvimento urbano sustentável. Uma percentagem significativa de peões caminha em grupos sociais (amigos, famílias ou conhecidos que caminham juntos). As interações sociais têm um impacto profundo no comportamento individual, influenciado pelo contexto social e pelas ações dos outros. No entanto, existe pouca informação sobre a influência das interações sociais no comportamento dos peões durante o atravessamento de estradas em condições de baixa densidade pedonal. Este projeto de doutoramento tem como objetivo abordar as lacunas do conhecimento sobre como os indivíduos interagem em ambientes urbanos, investigando o comportamento dos peões em grupos sociais em comparação com indivíduos isolados, e analisando a influência de fatores sociais, externos e culturais na velocidade dos peões e na organização espacial dos grupos em diferentes fases do atravessamento da estrada. A tese consiste numa série de estudos que examinam os fatores referidos da interação social nos movimentos dos peões, utilizando observações empíricas e experiências semi-controladas. De forma geral, os resultados revelam que indivíduos isolados tendem a caminhar com uma velocidade maior do que grupos sociais, e grupos maiores apresentam velocidades de caminhada mais baixas. Trios têm distâncias maiores do que as duplas; grupos masculinos caminham mais rápido e mantêm distâncias maiores do que grupos femininos. Duplas caminham lado a lado, enquanto trios adotam uma formação em formato de "V". Os fatores externos com influência no comportamento dos peões, incluem as fases do atravessamento e as interações com veículos e outros peões. As velocidades, as distâncias e os ângulos dos peões mudam consoante as diferentes fases do atravessamento, e os fatores culturais também desempenham um papel significativo, com variações observadas nos padrões de movimento. Esses resultados destacam a importância de considerar os fatores sociais e culturais no projeto de infraestruturas e nas políticas amigáveis aos peões em diversos contextos urbanos. Os resultados obtidos com este projeto de doutoramento contribuem para aumentar o conhecimento do comportamento pedonal que pode ser utilizado para otimizar as instalações pedonais e desenvolver estratégias para aumentar a segurança rodoviária. Studying pedestrian behavior is essential for improving transportation systems, enhancing safety, creating walkable cities, and promoting sustainable urban development. A significant percentage of pedestrians walk in social groups (friends, families, or acquaintances who walk together). Social interactions profoundly impact individual behavior, influenced by the social context and the actions of others. However, limited research exists on the influence of social interactions during road crossings under conditions of low pedestrian density. This doctoral project aims to address knowledge gaps regarding how individuals move and interact in urban environments investigating pedestrian behavior in social groups compared to isolated individuals and analyzing the influence of social, external, and cultural factors on pedestrians’ walking speed and the spatial organization of groups in different crossing phases. The thesis consists of studies examining different aspects of social interaction in pedestrian movements using empirical observations and semi-controlled experiments. In general, findings reveal that isolated individuals tend to walk faster than social groups, with larger groups exhibiting decreased walking speeds. Triads have larger distances between individuals than dyads; male groups walk faster and maintain greater distances than female groups. Dyads walk side by side, while triads adopt a "V-like" formation. External factors influence pedestrian behavior, including crossing phases and interactions with vehicles and other pedestrians. The pedestrians' speeds, distance, and angles change according to the different crossing phases, and cultural factors also play a significant role, with variations observed in movement patterns and spatial organization. These findings emphasize the importance of considering social and cultural factors when designing pedestrian-friendly infrastructure and policies in various urban contexts. The insights gained from this research contribute to enhancing pedestrian safety, optimizing pedestrian facilities, and developing strategies to reduce accidents. Policymakers and urban planners can use this knowledge of pedestrian behavior to make informed decisions, creating safer, more inclusive cities with sustainable transportation options. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Programa doutoral em Civil Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91503 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Leidy Marcela Baron Acela.pdf | Tese de doutoramento | 9,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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