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https://hdl.handle.net/1822/91460
Título: | O e-mail marketing como vantagem competitiva da comunicação de moda |
Autor(es): | Araújo, Leonor Margarida Carvalho de |
Orientador(es): | Catarino, André P. |
Palavras-chave: | Marketing digital E-mail marketing Indústria da moda Geração de leads Experiência do consumidor Digital marketing Fashion industry Leads generation User experience |
Data: | 31-Jul-2023 |
Resumo(s): | O objetivo deste estudo é analisar a aplicação de estratégias de marketing digital na indústria da
moda, com ênfase no e-mail marketing, uma ferramenta fundamental para a comunicação com clientes
e potenciais clientes.
Suportado no panorama nacional da indústria têxtil em Portugal e na eficácia do e-mail marketing
para os modelos de negócio B2B, o desenvolvimento resume-se num caso de estudo baseado na
aplicação de estratégias de e-mail marketing em uma empresa de produção de meias.
Depois de uma apresentação da análise interna e externa da empresa, o estudo recai sobre o e mail marketing. Desde a geração de leads até à conversão de vendas, a investigação sugere boas práticas
a aplicar nos vários tipos de e-mails enviados sob a perspetiva do consumidor e dos profissionais de
marketing.
Sustentada nos relatórios providenciados pelo Mailchimp, plataforma de automação de
marketing utilizada, a análise de resultados propõe a eficiência do e-mail marketing como ferramenta de
comunicação numa abordagem omnicanal.
Sujeita a uma análise crítica, a pesquisa destaca a necessidade de adaptação às tendências de
consumo e ao comportamento do consumidor na era digital e oferece insights valiosos para empresas
que pretendem fortalecer o relacionamento com os clientes atuais e melhorar a comunicação e vendas
por meio da ferramenta de e-mail marketing. The aim of this study is to analyze the application of digital marketing strategies in the fashion industry, with emphasis on e-mail marketing, a fundamental tool for communication with customers and potential customers. Supported in the national panorama of the textile industry in Portugal and the effectiveness of e mail marketing for B2B business models, the development is summarized in a case study based on the application of e-mail marketing strategies in a sock production company. After a presentation of the internal and external analysis of the company, the study falls on e-mail marketing. From lead generation to sales conversion, the research suggests best practices to apply in the various types of e-mails sent from the perspective of the consumer and the marketers. Supported by reports provided by Mailchimp, the marketing automation platform used, the results analysis proposes the efficiency of e-mail marketing as a communication tool in an omnichannel approach. Subjected to a critical analysis, the research highlights the need to adapt to consumption trends and consumer behavior in the digital age, and offers valuable insights for companies that intend to strengthen the relationship with current customers and improve communication and sales through the e mail marketing tool. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91460 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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