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https://hdl.handle.net/1822/91419
Título: | Estudo da orientação para a marca de empresas de vestuário de luxo |
Autor(es): | Pereira, Cecília Andreia Costinha |
Orientador(es): | Broega, A. C. Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira |
Palavras-chave: | Marcas de vestuário Vestuário de luxo Orientação para marca Marketing Clothing brands Luxury clothing Brand orientation. Marketing |
Data: | 29-Dez-2023 |
Resumo(s): | Atualmente, existe uma saturação no mercado do design do vestuário de Moda devido ao
aumento contínuo de designers e marcas. A globalização possibilitou o aumento de concorrência,
tornando as oportunidades dificultosas dentro do setor, sobretudo para os designers locais concorrerem
com marcas internacionais de renome. Além disso, as constantes mudanças do domínio da Moda
reúnem adversidades que põem em causa a integridade empresarial, nomeadamente a ascensão do
Fast-Fashion (produção em massa de vestuário é desfavorável para os designers que objetivam criar
peças singulares e com alta qualidade), as exigências para a adoção de práticas sustentáveis (sociais e
ambientais), o plágio e as cópias que depreciam o valor das marcas e diminuem as vendas, a coação
para a redução de custos comerciais, as oscilações das preferências do consumidor (resultando num
desenvolvimento constante para dar resposta às demandas do mercado) e a utilização de novos
mecanismos ou procedimentos relacionados com o marketing que ajudem na distinção das marcas, são
os maiores desafios enfrentados pelo setor.
O marketing é uma área imprescindível para a competitividade das empresas do ramo do
vestuário, pois auxilia no desempenho organizacional. Dentro desta doutrina, tem emergido um novo
paradigma: a orientação para a marca. Este tipo de orientação utiliza a marca como núcleo
organizacional e como recurso estratégico. Por outras palavras: não é suficiente que se manifeste no
mercado competitivo, a mesma também deve lidar com dimensões ambientais e incluir complexidade à
atividade empresarial.
A presente dissertação visa o estudo da orientação para a marca adaptado ao contexto das
empresas de vestuário, particularmente dentro do setor do luxo. Face ao evidenciado, é realizado um
modelo, com base na pesquisa prévia de autores. Neste âmbito, o objetivo dominante do estudo é um
instrumento de mensuração aplicado a marcas de vestuário nacionais e internacionais, com base no
modelo elaborado. Currently, there is a saturation in the clothing design market due to the continuous increase of designers and brands. Globalization has enabled increased competition, making difficult opportunities to stand out within the setor, especially for local designers to compete with renowned international brands. Moreover, the constant changes in fashion domain bring together adversities that challenge business integrities, namely the rise of Fast-Fashion (mass production of clothing is unfavorable for designers who create unique, high-quality creations), the demands for the adoption of sustainable practices (social and environmental) plagiarism and copies that depreciate the value of brands and decrease sales, coercion to reduce commercial costs, fluctuating consumer preferences (resulting in constant development to meet market demands), and the use of new marketing-related mechanisms or procedures to help distinguish brands are the biggest challenges facing the sector. Marketing is an indispensable area for the competitiveness of apparel companies, as it assists in organizational performance. Within this doctrine, a new paradigm has emerged: brand orientation. This type of orientation uses the brand as the organizational core and as a strategic resource. In other words, it is not enough that it manifests itself in the competitive market, it must also deal with environmental dimensions and include complexity to the business activity. This dissertation aims to study brand orientation adapted to the context of clothing companies, particularly within the luxury sector. In this context, the dominant objective of the study is a measurement instrument applied to national and international clothing brands, based on the model developed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91419 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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