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https://hdl.handle.net/1822/91318
Título: | A potencialização do recurso à partitura no processo de ensino e aprendizagem da viola d’arco |
Outro(s) título(s): | The enhancement of the use of the music score in viola’s teaching and learning process |
Autor(es): | Mendes, Alexandra Filipa Paiva |
Orientador(es): | Stasto, Mateusz Filip |
Palavras-chave: | Processo de ensino e aprendizagem Viola d’arco Partitura Estudo Performance Teaching and learning process Viola Music score Study Performance |
Data: | 31-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório é resultante do estágio profissional realizado no âmbito do mestrado em
ensino de música da Universidade do Minho, que teve lugar no Conservatório de Música do Porto, durante
o ano letivo 2021/2022, contemplando os Grupos de Recrutamento M23 – Viola d’arco e M32 – Música
de conjunto. Este documento apenas incide no primeiro grupo, que foi o escolhido para a realização da
intervenção pedagógica.
O projeto de intervenção elaborado para esta investigação tem como foco explorar como é que
a partitura pode ser potencializada num processo que é de duas vias, o ensino e a aprendizagem, no
caso concreto da viola d’arco. Este tema parte de literatura pré-existente que aborda o papel deste
suporte físico no ensino instrumental, que tem sido discutido ao longo dos tempos.
A investigação-ação incluiu cinco alunos de todos os ciclos de ensino (exceto nível superior), aos
quais foram realizados dois questionários (um pré-intervenção e outro após a mesma) como fonte de
recolha de dados. Para além disso, foram ainda efetuados questionários a quatro docentes de viola d’arco
com o intuito de recolher o seu testemunho e perceber as suas posições relativamente à temática. Nas
aulas, foram exploradas diferentes estratégias de trabalho da partitura tais como o solfejo, o canto, a
análise, o estudo mental, o recurso à análise e à metáfora, a memorização e a leitura à primeira vista e
com o seu uso pretende-se verificar o impacto que podem ter no desempenho dos alunos, não só em
contexto de aula, como também no seu estudo diário e performance em audições e /ou provas.
Através dos resultados obtidos na investigação, constata-se que todas as estratégias se revelam
complementares e os alunos salientam que o seu emprego os conduziu a melhores performances,
dotadas de maior musicalidade, a um estudo facilitado e otimizado e a um maior conhecimento das
obras musicais a todos os níveis. Constata-se que se os músicos se dedicarem ao estudo da partitura,
que muitas vezes é vista sob um olhar redutor, com mais rigor e atenção ao que não é tão superficial,
este recurso pode constituir uma mais-valia no seu processo de ensino e aprendizagem, quando
aproveitado todo o seu potencial. Assim, considera-se que a investigação realizada pode ser tida como
ponto de partida para novas pesquisas, mais aprofundadas e com maior alcance a diferentes
instrumentistas. This report is the result of the professional internship carried out within the scope of the master's degree in music teaching at the Universidade do Minho, which took place at the Conservatório de Música do Porto, during the academic year 2021/2022, covering the Recruitment Groups M23 - Viola and M32 – Ensemble music. This document only focuses on the first group, which was chosen to carry out the pedagogical intervention. The intervention project developed for this investigation focuses on exploring how the music score can be enhanced in a two-way process, teaching and learning, in the specific case of the viola. This theme is based on pre-existing literature that addresses the role of this physical support in instrumental teaching, which has been discussed over time. The action-research included five students from all education cycles (except higher education), to whom two questionnaires were carried out (one pre-intervention and one after-intervention) as a source of data collection. In addition, questionnaires were also carried out to four viola teachers in order to collect their testimony and understand their positions on the subject. In the classes, different strategies for working the music score were explored, such as solfeggio, singing, analysis, mental study, the use of analysis and metaphor, memorization and first-sight reading and with their use we intend to verify the impact they can have on students' performance, not only in the classroom context, but also on their practice and in auditions and/or instrument exams. Through the results obtained in the investigation, it appears that all strategies are complementary and the students emphasize that their use has led them to better performances, endowed with greater musicality, to a facilitated and optimized study and to a greater knowledge of musical works at all levels. It appears that if musicians dedicate themselves to the study of the music score, which is often seen under a reductive gaze, with more rigor and attention to what is not so superficial, this resource can be an asset in their teaching process and learning, when harnessed to its full potential. Thus, it is considered that the investigation carried out can be taken as a starting point for further research, more in-depth and with greater reach to different instrumentalists. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91318 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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