Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91311

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorManso, Arturpor
dc.contributor.authorBorges, Isabel Reispor
dc.date.accessioned2024-05-10T08:45:54Z-
dc.date.available2024-05-10T08:45:54Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91311-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractRealizei o estágio pedagógico na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores. Na origem do tema do meu Projeto de Intervenção Pedagógica, Ser professor de filosofia hoje: o ensino e aprendizagem da metodologia do trabalho filosófico, encontram-se duas perguntas a que procurei responder durante o estágio: à luz do Perfil de Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, como se ensina Filosofia? e qual o papel do professor na organização educativa? O tema foi pensado sobre três eixos orientadores: 1) o conceito de metodologia e didática de ensino-aprendizagem de Filosofia, 2) os textos fundamentais de Direito Público Português que orientam e regulam a atividade docente ao longo do percurso da escolaridade obrigatória acima referidos e, 3) a metodologia do trabalho filosófico. A literatura convoca-nos a agir por inteiro, a assumir um papel integral na organização educativa. Foi o que fiz e o resultado será aqui apresentado.por
dc.description.abstractI completed my teaching internship at Escola Secundária Vitorino Nemésio, on Terceira Island, in the Autonomous Region of the Azores. My Pedagogical Intervention Project, Being a philosophy teacher today: teaching and learning the methodology of philosophical work, was written with two questions in mind, that I tried to answer during the internship: according to the Students Profile leaving High School, the Essential Learnings and the National Citizenship Education Strategy, how can one teach Philosophy? And what is the role of the teacher in the educational organization? The theme was thought with three guiding axes: 1) the concept of philosophy teaching-learning methodology and didactics, 2) the fundamental texts of Portuguese Public Law that guide and regulate teaching activity throughout the course of compulsory education above-mentioned and 3) the methodology of the philosophical work. Literature calls us to act fully, to assume an integral role in the educational organization. That's what I did and the result was unexpected. The result will be presented here.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfessor de filosofiapor
dc.subjectDidática da filosofiapor
dc.subjectNecessidades pedagógicaspor
dc.subjectEstratégias pedagógicaspor
dc.subjectMétodos de ensinopor
dc.subjectMarketing públicopor
dc.subjectMarketing educacionalpor
dc.subjectPedagogical internshippor
dc.subjectMethodologypor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectPhilosophy teacherpor
dc.subjectPhilosophy didacticspor
dc.subjectPedagogical needspor
dc.subjectPedagogical strategiespor
dc.subjectTeaching methodspor
dc.subjectPublic marketingpor
dc.subjectEducational marketingpor
dc.titleSer professor de filosofia hoje: o ensino e aprendizagem da metodologia do trabalho filosóficopor
dc.title.alternativeBeing a philosophy teacher today: teaching and learning the methodology of philosophical workpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203568664por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Reis Borges.pdfRelatório de estágio21,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID