Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91311
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manso, Artur | por |
dc.contributor.author | Borges, Isabel Reis | por |
dc.date.accessioned | 2024-05-10T08:45:54Z | - |
dc.date.available | 2024-05-10T08:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/91311 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | Realizei o estágio pedagógico na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores. Na origem do tema do meu Projeto de Intervenção Pedagógica, Ser professor de filosofia hoje: o ensino e aprendizagem da metodologia do trabalho filosófico, encontram-se duas perguntas a que procurei responder durante o estágio: à luz do Perfil de Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, como se ensina Filosofia? e qual o papel do professor na organização educativa? O tema foi pensado sobre três eixos orientadores: 1) o conceito de metodologia e didática de ensino-aprendizagem de Filosofia, 2) os textos fundamentais de Direito Público Português que orientam e regulam a atividade docente ao longo do percurso da escolaridade obrigatória acima referidos e, 3) a metodologia do trabalho filosófico. A literatura convoca-nos a agir por inteiro, a assumir um papel integral na organização educativa. Foi o que fiz e o resultado será aqui apresentado. | por |
dc.description.abstract | I completed my teaching internship at Escola Secundária Vitorino Nemésio, on Terceira Island, in the Autonomous Region of the Azores. My Pedagogical Intervention Project, Being a philosophy teacher today: teaching and learning the methodology of philosophical work, was written with two questions in mind, that I tried to answer during the internship: according to the Students Profile leaving High School, the Essential Learnings and the National Citizenship Education Strategy, how can one teach Philosophy? And what is the role of the teacher in the educational organization? The theme was thought with three guiding axes: 1) the concept of philosophy teaching-learning methodology and didactics, 2) the fundamental texts of Portuguese Public Law that guide and regulate teaching activity throughout the course of compulsory education above-mentioned and 3) the methodology of the philosophical work. Literature calls us to act fully, to assume an integral role in the educational organization. That's what I did and the result was unexpected. The result will be presented here. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Professor de filosofia | por |
dc.subject | Didática da filosofia | por |
dc.subject | Necessidades pedagógicas | por |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | por |
dc.subject | Métodos de ensino | por |
dc.subject | Marketing público | por |
dc.subject | Marketing educacional | por |
dc.subject | Pedagogical internship | por |
dc.subject | Methodology | por |
dc.subject | Teaching | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Philosophy teacher | por |
dc.subject | Philosophy didactics | por |
dc.subject | Pedagogical needs | por |
dc.subject | Pedagogical strategies | por |
dc.subject | Teaching methods | por |
dc.subject | Public marketing | por |
dc.subject | Educational marketing | por |
dc.title | Ser professor de filosofia hoje: o ensino e aprendizagem da metodologia do trabalho filosófico | por |
dc.title.alternative | Being a philosophy teacher today: teaching and learning the methodology of philosophical work | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203568664 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 15 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel Reis Borges.pdf | Relatório de estágio | 21,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons