Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91303
Título: | Sem brincadeiras não há infância: um olhar no pós-pandemia e em tempos de guerra |
Outro(s) título(s): | Without play, there is no childhood! A glimpse into the post-pandemic and wartime eras |
Autor(es): | Sandoval, Wannsse Schmidt |
Orientador(es): | Fernandes, Natália |
Palavras-chave: | Brincadeiras Crianças Culturas infantis Espaço público Parque infantil Children Children's cultures Playground Play Public space |
Data: | 8-Fev-2024 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como propósito investigar e compreender a maneira como as crianças
brincam e interagem em espaços abertos (parque infantil), assim como também observar de que forma
foram influenciadas pela situação da pandemia e de guerra em que se encontram. Visamos, não
somente, observar a maneira pela qual as crianças interagem e a ludicidade presente nesses espaços
abertos, mas também perceber as culturas infantis marcantes, suas brincadeiras e comportamentos
demonstrados ao longo do tempo observado, assim como caracterizar o papel desempenhado pelos
adultos nessas interações.
A Sociologia da Infância será a área científica que embasa esta proposta de pesquisa, a partir da
imagem da criança enquanto sujeito ativo de direitos. O trabalho empírico sustenta-se no paradigma
interpretativo, utilizando o método etnográfico, de modo a observar o fenômeno contemporâneo, do
brincar em tempos de pós-pandemia e tempos de guerra, dentro de seu contexto real. À posteriori, todos
os dados coletados através da observação e das entrevistas, que foram realizadas com as crianças e
seus responsáveis presentes no parque, permitiram caraterizar o tipo de brincadeiras mais frequentes;
O papel dos adultos nas brincadeiras, os cruzamentos das tecnologias nas brincadeiras, e finalmente o
modo como a pandemia e a situação de guerra impactaram nas brincadeiras no parque. This dissertation seeks to investigate and comprehend the ways in which children engage in play and social interactions within open spaces, such as playgrounds. Additionally, it aims to examine how these interactions have been influenced by the unique circumstances of the pandemic and war. The study not only focuses on the dynamics of children's interactions and the presence of playfulness in open spaces but also delves into the rich cultures of children, their games, and their behaviors exhibited during the observed period. Furthermore, it aims to characterize the roles played by adults in these interactions. This research proposal is grounded in the field of sociology of childhood, with a focus on the child as an active rights-bearing subject. The empirical work of the research aligns with the interpretative paradigm and employs an ethnographic approach. The researcher observed this contemporary phenomenon within its authentic social and behavioral context. Subsequently, all data gathered through observations and unstructured interviews, conducted with both children and their caregivers in the park, were meticulously analyzed. The collected data undergo content analysis to provide insights into how children engage in play within post-pandemic and wartime settings, bringing knowlege that allowed us to characterize the most common types of play; the role of adults in play; the intersections of technology in play; and finally, how the pandemic and wartime situation have impacted play in the park. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91303 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wannsse Schmidt Sandoval.pdf | Dissertação de mestrado | 3,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons