Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91298

TítuloCompra e venda de roupa em segunda mão: perceção, motivação, atitudes e comportamentos de consumidores portugueses
Autor(es)Machado, Sofia Alexandra Gomes
Orientador(es)Heath, Maria Teresa Soares Pereira
Palavras-chaveRoupa em segunda mão
Hábitos de consumo
Vantagens e desvantagens da roupa em segunda mão
Motivações
Consciencialização ambiental
Second-hand clothes
Consumption habits
Advantages and disadvantages of second-hand clothes
Motivations
Environmental awareness
Data11-Mar-2024
Resumo(s)Estamos constantemente a viver acima da capacidade da terra, consumimos mais do que aquilo que a terra consegue regenerar e isso prejudica a vida futura. Uma das indústrias mais poluidoras no mundo é a indústria têxtil e, é neste sentido, que se procuram alternativas para melhorar estas questões relacionadas com a poluição e com o excessivo consumo. As roupas em segunda mão surgem neste âmbito e são um fenómeno em constante crescimento. Desta forma, este estudo tem como objetivo compreender as perceções, atitudes e comportamentos dos consumidores em relação ao serviço de compra e venda de roupa em segunda mão, e em particular, as motivações e barreiras sentidas para a escolha destes produtos. Adota-se uma metodologia qualitativa, onde a técnica de recolha de dados baseia-se em 10 entrevistas em profundidade de amostra por conveniência, 1 grupo de foco e observação não participativa em 4 lojas de venda de roupa em segunda mão. Recorremos ainda à análise temática como apoio para se proceder à análise dos resultados obtidos nas diferentes metodologias selecionadas. Procuramos assim, numa primeira fase explorar os hábitos de consumo dos consumidores, e percebemos que existe ainda uma grande vontade de comprar roupa, sendo que se considera que atualmente e cada vez mais os consumidores repensam as suas escolhas. A perceção que os consumidores têm sobre o real impacto dos seus comportamentos no meio ambiente, poderá ainda não ser a mais realista, por diversas razões entre elas a falta de informação e conhecimento sobre os produtos e das várias alternativas que existem. A perceção global dos entrevistados/participantes do grupo de foco, sobre a compra e venda de roupa em segunda mão, é maioritariamente positiva, consideram que é um setor em crescimento, e que pode ajudar a melhorar as questões da sustentabilidade. São apresentadas algumas vantagens e barreiras à compra e venda de roupas em segunda mão, como fatores motivacionais temos a questão do preço, a exclusividade de alguns produtos e a consciencialização ambiental. Por outro lado, como barreiras é apresentada a dificuldade em encontrar peças que se gosta, o facto das pessoas terem sido usadas por outras outros e ainda o esforço e tempo investido que comprar roupa em segunda mão pode exigir. Assim, os resultados sugerem que deve existir uma maior divulgação das lojas e da vantagem destes produtos, deveriam de existir mais lojas, mas mais organizadas e que cativem os clientes. Por último, as marcas são referidas como potenciadoras deste sistema, uma vez que são um elo de confiança para muitos consumidores e podem facilmente promover esta mudança de comportamento mais consciente.
We are constantly living above the capacity of the earth, consuming more than our planet can regenerate and harming future life. One of the most polluting industries in the world is the textile industry and, in this sense, searching for the best alternatives for the issues related to pollution and excessive consumption. Second-hand clothes emerge in this context and are a constantly growing phenomenon. Therefore, this study has the goal to understand the consumers' perceptions, attitudes and behaviors in relation to the service of buying and selling second-hand clothing, and in particular, the motivations and barriers felt when choosing these products. A qualitative methodology is adopted, where the data collection technique is based on 10 in-depth interviews with a convenience sample, 1 focus group and 4 non-participatory observation in second-hand clothing stores. We also resort to a thematic analysis as support to analyze the results obtained in the different selected methodologies. Then we seek, in the first phase, to explore consumers' consumption habits, and we realized that there is still a great desire to buy clothes, considering that nowadays consumers are increasingly rethinking their choices. Consumers' perception of the real impact of their behavior on the environment may still not be realistic, for various reasons, including a lack of information and knowledge about the products and the various alternatives that exist. The overall perception, of the interviewees/focus group participants about buying and selling second-hand clothes, is mostly positive, as they consider it to be a growing sector that can help improve sustainability issues. There are some advantages and barriers presented to buying and selling second-hand clothes, as motivating factors, we have the question of price, exclusivity of some products, and environmental awareness. On the other hand, the presented barriers are the difficulty in finding pieces you like, the fact that they have been worn by others and the effort and time invested that buying second-hand clothes can require. As such, the results suggest that there should be more publicity about the stores and the advantages of these products, there should be more stores, but more organized ones that attract customers. Finally, brands are referred to as empowering this system, since they are a link of trust for many consumers and can easily promote this change of a more conscious behavior.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91298
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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