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TítuloEstabelecer as melhores condições para uma aprendizagem inovadora: o alinhamento entre ensino (o professor), espaço (o designer) e organização (gestão da instituição)
Outro(s) título(s)Establishing the best conditions for innovative learning: the alignment between teaching (the teacher), space (the designer) and organization (management of the institution)
Autor(es)Lima, Éder Aparecido de
Orientador(es)Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Ensino Superior
Espaços de aprendizagem
Inovação e práticas pedagógicas
Sala de aprendizagem ativa
Active learning room
Active learning
Higher Education
Innovation and pedagogical practices
Learning spaces
Data18-Jan-2024
Resumo(s)O espaço molda-nos, mas também somos afetados pela forma como interagimos e agimos dentro do espaço. No contexto do ambiente de aprendizagem, a interdependência entre o espaço físico, o ensino inovador e a organização de uma escola são muitas vezes exageradas quando se concebem espaços de aprendizagem. Isto pode dever-se ao facto de haver frequentemente expectativas de que uma nova concepção espacial irá mudar automaticamente a forma como ensinamos e aprendemos. Esta dissertação de mestrado aborda o alinhamento entre ensino, espaço e organização no desenho da sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho na Universidade do Minho. O objetivo é analisar quanto a incorporação desses princípios pode alinhar-se para a nomeação de um âmbito educativo mais efetivo e satisfatório para alunos, professores e organização. A pesquisa começa com um auxílio da literatura sobre a aproximação entre ensino, espaço e gestão acadêmica, destacando a valimento de uma abordada e integrada desses fatores na edificação de um âmbito educativo mais efetivo. Em seguida, são analisados estudos de envolvimento de escolas quão se destacaram na incorporação desses princípios em suas práticas educacionais. Atendendo à natureza dos objetivos adotou-se por uma metodologia qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevistas do tipo grupo focal e individual. Os resultados da pesquisa indicam que, aquando da invenção da sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho, envolveu a cooperação entre professores, arquiteto, especialistas em base tecnológico e a gestão da universidade. Os educadores contribuíram com seus conhecimentos e objetivos educacionais para a sala, enquanto o arquiteto forneceu orientação em termos de design do espaço e seleção de móveis. Essa abordagem colaborativa garantiu que a sala atendesse às necessidades e aos requisitos específicos do ambiente educacional. O alinhamento desses princípios pode dividir-se para a ampliação de práticas pedagógicas mais inovadoras, estimulantes e relevantes para os alunos, afora de promover a formação de professores mais qualificados e comprometidos. O estudo conclui como a direção da fala deve elevar o ensino, o espaço e a organização educacional quanto essencial para a edificação de um dos modos mais eficazes e satisfatória para todas as partes interessadas.
Space shapes us, but we are also affected by the way we interact and act within the space. In the context of the learning environment, the interdependence between physical space, innovative teaching and the organization of a school is often exaggerated when designing learning spaces. This may be because there are often expectations that a new spatial design will automatically change the way we teach and learn. This master's thesis addresses the alignment between teaching, space and organization in the design of the André Cruz de Carvalho active learning room at the University of Minho. The aim is to analyse how much the incorporation of these principles can align towards the appointment of a more effective and satisfactory educational environment for students, teachers and the organization. The research begins with a review of the literature on the relationship between teaching, space and academic management, highlighting the value of an integrated approach to these factors in building a more effective educational environment. This is followed by an analysis of studies involving schools that have excelled in incorporating these principles into their educational practices. Given the nature of the objectives, a qualitative and interpretative methodology was adopted. Data was collected through focus group and individual interviews. The results of the research indicate that the invention of the André Cruz de Carvalho active learningroom involved cooperation between teachers, the architect, technology-based specialists and the university management. The educators contributed their knowledge and educational goals to the room, while the architect provided guidance in terms of space design and furniture selection. This collaborative approach ensured that the room met the specific needs and requirements of the educational environment. The alignment of these principles can be divided into the expansion of more innovative, stimulating and relevant pedagogical practices for students, as well as promoting the training of more qualified and committed teachers. The study concludes that the direction of speech should elevate teaching, space and educational organization as essential to building one of the most effective and satisfying modes for all stakeholders.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91267
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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