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https://hdl.handle.net/1822/91264
Título: | A mediação educacional como promotora de uma cultura de colaboração e conhecimento em contexto artístico |
Outro(s) título(s): | Educational mediation as a promoter of a culture of collaboration and knowledge in an artistic context |
Autor(es): | Fernandes, Iva Maria da Costa |
Orientador(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Educação profissional artística Formação integral de jovens músicos Mediação educacional Metodologias participativas e criativas Professional artistic education Integral training for young musicians Educational mediation Participatory and creative methodologies |
Data: | 4-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente trabalho retrata a vivência de uma experiência de estágio curricular de natureza
profissionalizante, no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação, área de especialização em
Mediação Educacional, durante o ano letivo de 2022/2023. A perspetivar a mediação como uma
abordagem flexível e aplicada em diferentes níveis, ambientes e circunstâncias, o presente
trabalho de investigação/intervenção intercede sobre a exploração da mediação educacional numa
escola profissional artística, situada no norte de Portugal. Através de um trabalho perfilado pelos
pressupostos da investigação/ação e da abordagem qualitativa, implementámos a mediação como
uma metodologia participativa e criativa para a promoção da proatividade da comunidade
educativa na (co)construção de uma cultura de colaboração e conhecimento no contexto escolar.
Conscientes do presente marcado pelo confronto, a ameaça e a desigualdade, a escola,
para além da sua função e missão pedagógica, depara-se com o árduo desafio de fortalecer a
democracia dentro e fora do contexto escolar. A mediação, em função da interdependência dos
desafios emergentes entre a sociedade hodierna e as instituições educativas, foi explorada, em
conformidade com as necessidades identificadas, como ferramenta pedagógica no âmbito da
facilitação do processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do jovem músico em contexto
de orquestra; e, por outro, como prática mobilizadora de valores sociais e cívicos, nos quais a
participação e o respeito edificaram espaços comuns de (auto)valorizam e convivência positiva
que, por sua vez, contribuíram para a criação de novos sentidos e significados sobre o que a escola
representa e traduz.
Os resultados da nossa investigação/intervenção revelam a necessidade de redefinir os
espaços de aprendizagem e de convívio, considerando a experiência coletiva, a autonomia e a
criatividade para a maximização de aprendizagens significativas e duradouras. A mediação
educacional revela-se, ao longo desta experiência, uma metodologia capaz de transformar os
padrões culturais escolares, exponenciando novas formas estar, ser, fazer e (con)viver em
comunidade. This work describes the experience of a curricular internship of a professional nature, as part of the 2nd year of the master’s degree in education, specialising in Educational Mediation, during the 2022/2023 academic year. Looking at mediation as a flexible approach that is applied at different levels, in different environments and in different circumstances, this research/intervention project explores educational mediation in a professional art school in the north of Portugal. Through work characterised by the assumptions of action research and the qualitative approach, we implemented mediation as a participatory and creative methodology for promoting the proactivity of the educational community in (co)building a culture of collaboration and knowledge in the school context. Conscious of a present characterised by confrontation, threat and inequality, the school, in addition to its pedagogical role and mission, is faced with the arduous challenge of strengthening democracy both inside and outside the school context. Mediation, given the interdependence of the challenges emerging between today's society and educational institutions, was explored, in accordance with the needs identified, as a pedagogical tool in the context of facilitating the learning process and the integral development of young musicians in an orchestra context; and, on the other hand, as a practice that mobilises social and civic values, in which participation and respect have built common spaces of (self-)appreciation and positive coexistence which, in turn, have contributed to the creation of new senses and meanings about what the school represents and translates. The results of our research/intervention reveal the need to redefine learning and social spaces, considering collective experience, autonomy and creativity in order to maximize meaningful and lasting learning. Throughout this experience, educational mediation has proved to be a methodology capable of transforming school cultural patterns, giving rise to new ways of being, doing and living together as a community. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91264 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Iva Maria da Costa Fernandes.pdf | Relatório de estágio | 19,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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