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TítuloA mediação educacional como promotora de uma cultura de colaboração e conhecimento em contexto artístico
Outro(s) título(s)Educational mediation as a promoter of a culture of collaboration and knowledge in an artistic context
Autor(es)Fernandes, Iva Maria da Costa
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveEducação profissional artística
Formação integral de jovens músicos
Mediação educacional
Metodologias participativas e criativas
Professional artistic education
Integral training for young musicians
Educational mediation
Participatory and creative methodologies
Data4-Dez-2023
Resumo(s)O presente trabalho retrata a vivência de uma experiência de estágio curricular de natureza profissionalizante, no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional, durante o ano letivo de 2022/2023. A perspetivar a mediação como uma abordagem flexível e aplicada em diferentes níveis, ambientes e circunstâncias, o presente trabalho de investigação/intervenção intercede sobre a exploração da mediação educacional numa escola profissional artística, situada no norte de Portugal. Através de um trabalho perfilado pelos pressupostos da investigação/ação e da abordagem qualitativa, implementámos a mediação como uma metodologia participativa e criativa para a promoção da proatividade da comunidade educativa na (co)construção de uma cultura de colaboração e conhecimento no contexto escolar. Conscientes do presente marcado pelo confronto, a ameaça e a desigualdade, a escola, para além da sua função e missão pedagógica, depara-se com o árduo desafio de fortalecer a democracia dentro e fora do contexto escolar. A mediação, em função da interdependência dos desafios emergentes entre a sociedade hodierna e as instituições educativas, foi explorada, em conformidade com as necessidades identificadas, como ferramenta pedagógica no âmbito da facilitação do processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do jovem músico em contexto de orquestra; e, por outro, como prática mobilizadora de valores sociais e cívicos, nos quais a participação e o respeito edificaram espaços comuns de (auto)valorizam e convivência positiva que, por sua vez, contribuíram para a criação de novos sentidos e significados sobre o que a escola representa e traduz. Os resultados da nossa investigação/intervenção revelam a necessidade de redefinir os espaços de aprendizagem e de convívio, considerando a experiência coletiva, a autonomia e a criatividade para a maximização de aprendizagens significativas e duradouras. A mediação educacional revela-se, ao longo desta experiência, uma metodologia capaz de transformar os padrões culturais escolares, exponenciando novas formas estar, ser, fazer e (con)viver em comunidade.
This work describes the experience of a curricular internship of a professional nature, as part of the 2nd year of the master’s degree in education, specialising in Educational Mediation, during the 2022/2023 academic year. Looking at mediation as a flexible approach that is applied at different levels, in different environments and in different circumstances, this research/intervention project explores educational mediation in a professional art school in the north of Portugal. Through work characterised by the assumptions of action research and the qualitative approach, we implemented mediation as a participatory and creative methodology for promoting the proactivity of the educational community in (co)building a culture of collaboration and knowledge in the school context. Conscious of a present characterised by confrontation, threat and inequality, the school, in addition to its pedagogical role and mission, is faced with the arduous challenge of strengthening democracy both inside and outside the school context. Mediation, given the interdependence of the challenges emerging between today's society and educational institutions, was explored, in accordance with the needs identified, as a pedagogical tool in the context of facilitating the learning process and the integral development of young musicians in an orchestra context; and, on the other hand, as a practice that mobilises social and civic values, in which participation and respect have built common spaces of (self-)appreciation and positive coexistence which, in turn, have contributed to the creation of new senses and meanings about what the school represents and translates. The results of our research/intervention reveal the need to redefine learning and social spaces, considering collective experience, autonomy and creativity in order to maximize meaningful and lasting learning. Throughout this experience, educational mediation has proved to be a methodology capable of transforming school cultural patterns, giving rise to new ways of being, doing and living together as a community.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91264
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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