Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91251
Título: | A cidadania e a literatura infantil - estudo de caso 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Children's citizenship and literature - case study 1st and 2nd cycle of Basic Education |
Autor(es): | Leite, Josefa Maria Ferreira |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Cidadania Educação literária Investigação-Ação Literatura infantil Multiculturalidade Action-Research Children's literature Citizenship Literary education Multiculturality |
Data: | 30-Nov-2022 |
Resumo(s): | Este relatório de intervenção desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de
Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de
Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu numa escola no norte de Portugal, numa turma do
1.º ano de escolaridade e numa turma do 6.º ano de escolaridade, durante dois momentos, ao longo
de um ano letivo.
O projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo mostrar o modo como as obras de
literatura infantil podem ser lidas e apreciadas em contexto de sala de aula, desenvolvendo valores
positivos como a cidadania.
A intervenção pedagógica teve como metodologia a investigação-ação, tendo incluído um
processo de observação, planificação e intervenção. Foram sempre tidas em conta as necessidades
dos alunos nos respetivos ciclos.
Foram realizadas atividades de pré-leitura, leitura e pós leitura com os alunos, com o objetivo de
reforçar a importância da obra em estudo. Foi igualmente aplicado um inquérito com vista a aferir os
hábitos leitores dos alunos.
Os resultados mostram que os alunos apreciaram a literatura e desenvolveram competências
sociais e emocionais, além de terem melhorado as suas competências de leitura e de escrita. The present intervention report was developed under the Education Master's 1st and 2nd Cycles of the Basic Education course, held in two different educational contexts, a 1st grade class and a 6th grade class, both from the same school located in the north of Portugal. This report's purpose was to show how it is possible to relate children's literature with citizenship and have the students reflect on the behaviours and attitudes present in those works of literature, that many times are also a reflexion of reality. The action-research methodology was adopted for the pedagogical intervention. The process consisted in observation, planning and intervention. The needs of the students from each academic cycle were always considered. This work includes a theorical reference, with the intention to … the project. Reading activities, as well as pre-reading and post-reading, were conducted in collaboration with the students, with the objective of reinforcing the importance of the work of literature that was being studied. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91251 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Josefa Maria Ferreira Leite.pdf | Relatório de estágio | 1,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons