Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91251

TítuloA cidadania e a literatura infantil - estudo de caso 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Children's citizenship and literature - case study 1st and 2nd cycle of Basic Education
Autor(es)Leite, Josefa Maria Ferreira
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveCidadania
Educação literária
Investigação-Ação
Literatura infantil
Multiculturalidade
Action-Research
Children's literature
Citizenship
Literary education
Multiculturality
Data30-Nov-2022
Resumo(s)Este relatório de intervenção desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu numa escola no norte de Portugal, numa turma do 1.º ano de escolaridade e numa turma do 6.º ano de escolaridade, durante dois momentos, ao longo de um ano letivo. O projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo mostrar o modo como as obras de literatura infantil podem ser lidas e apreciadas em contexto de sala de aula, desenvolvendo valores positivos como a cidadania. A intervenção pedagógica teve como metodologia a investigação-ação, tendo incluído um processo de observação, planificação e intervenção. Foram sempre tidas em conta as necessidades dos alunos nos respetivos ciclos. Foram realizadas atividades de pré-leitura, leitura e pós leitura com os alunos, com o objetivo de reforçar a importância da obra em estudo. Foi igualmente aplicado um inquérito com vista a aferir os hábitos leitores dos alunos. Os resultados mostram que os alunos apreciaram a literatura e desenvolveram competências sociais e emocionais, além de terem melhorado as suas competências de leitura e de escrita.
The present intervention report was developed under the Education Master's 1st and 2nd Cycles of the Basic Education course, held in two different educational contexts, a 1st grade class and a 6th grade class, both from the same school located in the north of Portugal. This report's purpose was to show how it is possible to relate children's literature with citizenship and have the students reflect on the behaviours and attitudes present in those works of literature, that many times are also a reflexion of reality. The action-research methodology was adopted for the pedagogical intervention. The process consisted in observation, planning and intervention. The needs of the students from each academic cycle were always considered. This work includes a theorical reference, with the intention to … the project. Reading activities, as well as pre-reading and post-reading, were conducted in collaboration with the students, with the objective of reinforcing the importance of the work of literature that was being studied.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91251
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Josefa Maria Ferreira Leite.pdfRelatório de estágio1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID