Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91230

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costapor
dc.contributor.authorDantas, Ana Sofia Pintopor
dc.date.accessioned2024-04-23T08:44:51Z-
dc.date.available2024-04-23T08:44:51Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.date.submitted2022-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91230-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório resulta da realização da Prática de Ensino Supervisionada no 1º ciclo e no 2º ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi “Os jogos didáticos como estratégia de ensino em Estudo do Meio e História e Geografia de Portugal” e com este estudo pretendeu-se compreender de que forma os jogos didáticos podem contribuir para a motivação dos alunos na aprendizagem destas duas disciplinas. Os jogos didáticos são importantes no campo da educação, pois considera-se que num mundo em constante evolução torna-se imperativo que o ensino acompanhe essas mudanças. Tal compreende a adoção de estratégias, que cativem o interesse dos alunos demonstrando-lhes que é possível aprender de uma forma lúdica. As atividades planificadas no 1º ciclo do Ensino Básico foram implementadas num colégio da Póvoa de Varzim, que se trata de um estabelecimento de ensino privado e cooperativo. Neste, esteve-se em contacto com uma turma de 1ºano, composta por vinte e um alunos. Já no 2º ciclo do Ensino Básico, o estágio ocorreu numa escola pública localizada na Trofa e o projeto foi desenvolvido numa turma do 5º ano, constituída por vinte e dois alunos e em duas turmas do 6º ano, em que uma turma tinha vinte e um alunos e a outra era formada por vinte e sete alunos. Analisando os dados recolhidos através dos inquéritos aplicados e das tabelas de observação direta, conclui-se que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e do 2º ciclo do Ensino Básico gostaram dos jogos propostos. Além disso, estes demonstraram ser um recurso que suscita o interesse e a motivação dos estudantes.por
dc.description.abstractThe following report results from the realization of the Supervised Teaching Practice in the 1st cycle and 2nd cycle of Basic Education. The theme chosen was "Didactic games as a teaching strategy in Environment Studies and History and Geography of Portugal" and with this study it was intended to understand how didactic games can contribute to the motivation of students in learning this two subjects. Didactic games are important in the education field because it is considered that in a world in constant evolution, it becomes imperative that teaching follow these changes. This includes the adoption of strategies that take the interest of students, demonstrating to them that it is possible to learn in a playful way. The activities planned in the 1st cycle of Basic Education were implemented in a school in Póvoa de Varzim, which is a private and cooperative educational establishment. Here, I was in contact with a class of 1st year, composed by twenty one students. Regarding the 2nd cycle of Basic Education, the internship took place in a public school located in Trofa and the project was developed in a class of the 5 th year, consisting of twenty two students and two classes of the 6th year, in which one class had twenty one students and the other one was formed by twenty seven students. Analyzing the data collected through the applied surveys and the direct observation tables, it is concluded that the students of the 1st cycle and the 2nd cycle of Basic Education liked the proposed games. In addition, they have proved to be a resource that arouses the interest and motivation of students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEstudo do Meiopor
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpor
dc.subjectJogos Didáticospor
dc.subjectDidactic gamespor
dc.subjectEnvironment Studiespor
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpor
dc.titleOs jogos didáticos como estratégia de ensino em Estudo do Meio e História e Geografia de Portugalpor
dc.title.alternativeDidactic games as a teaching strategy in Environment Studies and History and Geography of Portugalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203552652por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Pinto Dantas.pdfRelatório de estágio3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID