Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91169
Título: | A jornada sustentável do consumidor: o papel da confiança na intenção de compra de alimentos biológicos |
Outro(s) título(s): | The sustainable consumer journey: the role of trust in the intention to purchase organic foods |
Autor(es): | Silva, Helena Antunes da |
Orientador(es): | Simões, Cláudia |
Palavras-chave: | Jornada sustentável do consumidor Millennials Alimentos biológicos Sustainable consumer journey Organic food |
Data: | 18-Mar-2024 |
Resumo(s): | Atualmente, com a proliferação de novos vírus, o aquecimento global e o crescimento de
doenças associadas a hábitos alimentares, cada vez mais consumidores estão a optar pelo consumo
de alimentos biológicos. Os consumidores socialmente responsáveis foram surgindo e o grupo
geracional de onde mais provém são os millennials. A geração mais sustentável até aos dias de hoje,
a geração Y, veio mudar o paradigma do comportamento de compra para um consumo mais
sustentável. Esta mudança elevou a necessidade de compreender o que os levava a comprar “verde”,
a serem mais sustentáveis. Este estudo recai sobre essa mesma necessidade, compreender de que
forma a confiança dos consumidores, as normas sociais e a perceção que têm de si mesmos
influencia a intenção de compra de alimentos biológicos. Do mesmo modo, torna-se importante
analisar se essa intenção se traduz na compra efetiva do mesmo ou se a lacuna entre intenção-comportamento ainda persiste. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um
questionário. Através do questionário, foi possível comprovar que as normas sociais, a autoidentidade
ética e a confiança correlacionam-se positivamente com a intenção de compra de alimentos
biológicos. Sucessivamente, foi-me possível fechar a lacuna intenção-comportamento de compra de
alimentos biológicos, comprovando-se que a intenção de compra de alimentos biológicos correlaciona-se positivamente com o comportamento de compra. Currently, with the proliferation of new viruses, global warming, and the growth of diseases related to dietary habits, an increasing number of consumers are choosing to consume organic foods. Socially responsible consumers have emerged, and the generational group where they mostly come from is the millennials. The most sustainable generation to date, Generation Y, has changed the paradigm of purchasing behavior towards a more sustainable consumption. This shift has heightened the need to understand what drives them to buy "green" and be more sustainable. This study focuses on that same need, understanding how consumers' trust, social norms, and their perception of themselves influence the intention to purchase organic foods. Similarly, it becomes important to analyze whether this intention translates into actual purchases or if the gap between intention and behavior still persists. A quantitative research was conducted by administering a questionnaire. Through the questionnaire, it was possible to confirm that social norms, ethical self-identity, and trust are positively correlated with the intention to purchase organic foods. Furthermore, it was possible for me to close the intention-behavior gap in the purchase of organic foods, demonstrating that the intention to purchase organic foods is positively correlated with purchasing behavior. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91169 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Antunes da Silva.pdf | Dissertação de mestrado | 640,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons