Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91108
Título: | Os serviços online no planeamento participativo: o contributo do “BragaResolve” na gestão do município de Braga |
Outro(s) título(s): | Online services in participatory planning: the contribution of "BragaResolve" to the management of the municipality of Braga |
Autor(es): | Costa, Gabriel Fernandes da |
Orientador(es): | Nunes, Flávio Caldeira, Maria José Boavida Miguel |
Palavras-chave: | Democracia eletrónica Planeamento participativo Transição digital Tecnologias de informação e comunicação Participação pública online Braga Electronic democracy Participatory planning Digital transition Online public participation |
Data: | 18-Mar-2024 |
Resumo(s): | Há atualmente um reconhecimento generalizado da importância do papel ativo do
cidadão nos processos de tomada de decisão dos municípios, quer quanto à definição
das opções estratégicas de desenvolvimento quer inclusivamente quanto à gestão
quotidiana dos seus territórios. No contexto da exploração do potencial da sociedade
digital e do recurso às múltiplas aplicações e serviços online para aprofundar a
democracia participativa na gestão dos territórios de proximidade, esta investigação
procura perceber qual é o verdadeiro potencial plataformas online de participação e de
que forma estas podem ajudar a alcançar estruturas de governação mais colaborativas
e participadas. Para tal usa-se uma abordagem metodológica mista, que cruza técnicas
mais qualitativas, concretamente entrevistas realizadas a representantes de autarquias
que disponibilizam serviços online de sugestões e reclamações de sofisticação
tecnológica diferenciada. Paralelamente aplicaram-se outras técnicas mais
quantitativas, como o levantamento de dados através da consulta dos websites
autárquicos da Nut2 Norte, ou da consulta da informação que consta na plataforma que
esta investigação aborda em concreto, o caso de estudo do “BragaResolve”. Os
resultados alcançados alertam para o facto de mais de metade dos municípios da região
Norte (55%) desvalorizarem o potencial das TIC (Tecnologias de Informação e
Comunicação), para uma maior participação dos seus cidadãos na gestão dos municípios
em que residem. Um outro resultado que sugere uma reduzida exploração do potencial
destes serviços online é o facto de, no caso do munício de Braga, uma maioria muito
expressiva das ocorrências registadas em 2022 no “BragaResolve” se encontrarem no
estado de não resolvidas. Este dado é preocupante pois pode reduzir o nível de
confiança dos utilizadores no uso desta aplicação, sendo por isso prioritário garantir que
ela cumpra o seu papel como uma ferramenta eficaz de envolvimento e participação
dos cidadãos na gestão do seu concelho. There is a widespread recognition about the relevance of the active role of citizens in the decision-making processes of their municipalities, both in terms of defining strategic development options and even in terms of the day-to-day management of these territories. In the context of the potential of the digital society and the use of multiple online applications and services to deepen participatory democracy in the management of neighbourhood territories, this research seeks to understand the true potential of online participation platforms and how they can help achieve more collaborative and participatory governance structures. To this end, a mixed methodological approach was used, combining more qualitative techniques, specifically interviews with representatives of local authorities that provide online services for suggestions and complaints. At the same time, other more quantitative techniques were applied, such as gathering data by consulting the local government websites of Nut2 Norte, or by consulting the information on the platform “BragaResolve”. The results show that more than half of the municipalities in the northern region (55%) undervalue the potential of ICTs (Information and communication technology), for greater participation in local government. Another result that suggests a reduced exploitation of the potential of these online services is the fact that, in the case of the municipality of Braga, a very significant majority of suggestions and complaints registered in 2022 in “BragaResolve” are unresolved. This data is worrying as it could reduce users' level of confidence in using this application, making it a priority to ensure that it fulfills its role as an effective tool for citizen involvement and participation in the management of their municipality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Geografia (especialização em Sistemas de Informação Geográfica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91108 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations GEO - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Fernandes da Costa.pdf | Dissertação de mestrado | 2,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons