Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91032

TítuloImplementação de melhorias relativas ao processo shelf life na Bosch Car Multimedia Portugal S.A.
Outro(s) título(s)Implementation of improvements in the shelf life process at Bosch Car Multimedia S.A.
Autor(es)Prata, Diogo Afonso Oliveira
Orientador(es)Domingues, José Pedro Teixeira
Palavras-chaveLogística
Gestão da cadeia de abastecimento
Gestão de stocks
Melhoria contínua
Shelf life
Logistics
Supply chain management
Stock management
Continuous improvement
Data27-Fev-2024
Resumo(s)O aumento constante da concorrência e competitividade na indústria tem levado muitas empresas a reavaliar as suas estratégias e a implementar novos métodos logísticos com o objetivo de reduzir os custos e garantir um serviço de maior qualidade. O shelf life dos artigos armazenados tem-se mostrado um grande obstáculo para a gestão de stocks sendo tendo impacto em toda a cadeia de abastecimento. A presente dissertação, elaborada para a conclusão do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), foi baseada num projeto realizado na Bosch Car Multimedia SA em parceria com a Universidade do Minho. O projeto mencionado foi desenvolvido no departamento de logística, na equipa de LOI (Logistics of Innovation) e tem como objetivo implementar melhorias no processo relativo ao shelf life da matéria-prima. O tópico do projeto está relacionado com a gestão de stocks com principal foco no controlo e monitorização de matéria-prima com validade limitada e parametrização de novos materiais. De forma geral, o objetivo final do projeto é comparar o processo que vigora com o regulamento central da empresa. Com isto, a finalidade é reduzir o número de part numbers parametrizados incorretamente nos campos relativos ao shelf life, que por sua vez leva a uma redução do número de revalidações, desperdício e de material armazenado resultando numa redução dos custos logísticos. A análise ao processo relativo ao shelf life permitiu identificar os principais gaps que o processo atual tem para com o regulamento da diretiva central. Foi possível também levantar os problemas e pontos a melhorar que levaram ao desenvolvimento e implementação de soluções numa abordagem de melhoria contínua. Assim, foi elaborada uma diretiva interna com instruções de trabalho e ações inerentes ao processo e foram implementadas soluções de melhoria no sentido de monitorização e controlo da parametrização dos part numbers de matéria-prima. Com isto, obteve-se um processo mais transparente e sem discrepâncias para com o regulamento da diretiva e foi possível observar uma redução do número de part numbers com parametrização incorreta, reduzindo assim o risco de haver material expirado (bloqueado), podendo resultar em desperdício. Obteve-se também uma ferramenta de controlo, com a qual é possível levantar os casos críticos, atuando na sua retificação de uma maneira mais eficaz.
The constant increase in competition and competitiveness in the industry has led many organizations to reevaluate their strategies and implement new logistics methods with the aim of reducing costs while ensuring a higher level of service. The shelf life (SL) of stored material has proven to be a significant obstacle in stock management, impacting the entire supply chain. Therefore, this dissertation, undertaken as part of the Master's program in Engineering and Industrial Management (MEGI), was based on a project conducted at Bosch Car Multimedia SA in collaboration with the University of Minho. The mentioned project was developed in the logistics department within the Logistics of Innovation (LOI) team and its objective is to implement improvements in the process related to the shelf life of raw materials. The project topic is related to stock management, with a primary focus on controlling and monitoring raw materials with limited validity and the parameterization of new materials. The overall goal of the project is to compare the existing process with the company's central regulation. The aim is to reduce the number of incorrectly parameterized part numbers in the fields related to shelf life, thereby reducing the number of revalidations, waste, and stored materials, resulting in reduced logistic costs. The analysis of the shelf-life process allowed us to identify the main gaps between the current process and the regulation outlined in the central directive. It also enabled us to identify problems and areas for improvement, leading to the development and implementation of solutions using a continuous improvement approach. Consequently, an internal directive was created with respective work instructions and actions inherent to the process. Continuous improvement solutions were implemented to monitor and control the parameterization of raw material part numbers. This resulted in a more transparent process without discrepancies compared to the central directive, and a reduction in the number of incorrectly parameterized raw material part numbers, thereby reducing the risk of expired materials (blocked), which may or may not lead to waste. A control tool was also developed, allowing for the identification of critical cases and more effective rectification.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91032
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diogo Afonso Oliveira Prata.pdfDissertação de mestrado2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID