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TítuloO desenvolvimento da competência variacional oral em PLE. Relato de uma experiência com alunos de nível B1
Outro(s) título(s)The development of receptive variational competence. An account of an experience with B1 level students
Autor(es)Dias, Mariana Araújo
Orientador(es)Ramon, Micaela
Palavras-chaveCompetência variacional recetiva
Compreensão oral
Materiais didáticos
Português língua estrangeira
Português língua pluricêntrica
Oral comprehension
Portuguese as a foreign language
Portuguese as a pluricentric language
Receptive variational competence
Teaching materials
Data28-Mar-2024
Resumo(s)Este relatório de estágio é o resultado da prática desenvolvida no âmbito do estágio curricular, elaborado como componente de avaliação do segundo ano do Mestrado de Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira / Português Língua Segunda (PLNM – PLE / PL2), da Universidade do Minho. A experiência envolveu a condução de 30 sessões da disciplina de Práticas de Audição e Conversação com alunos do nível B1/B1+ do 29º Curso Anual de Português Língua Estrangeira, promovido pelo BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho. Durante este período, o foco foi promover o desenvolvimento de uma competência variacional recetiva, segundo o conceito proposto por Reimann (2011), adotando uma perspetiva pluricêntrica da língua portuguesa. Este relatório tem como objetivo descrever as práticas didáticas aplicadas no decorrer do período de estágio curricular, contextualizando-as teoricamente à luz do estado atual da pesquisa. A primeira parte apresenta um breve enquadramento teórico sobre a natureza pluricêntrica da língua portuguesa e o conceito e potencialidades didáticas da competência variacional recetiva. A segunda parte consiste num relato das práticas curriculares implementadas, onde se apresentam as planificações, atividades e materiais didáticos criados ao longo do estágio para desenvolver tal competência. A experiência relatada visa argumentar que a competência variacional recetiva é cada vez mais essencial para os aprendentes de português como língua estrangeira, não apenas porque promove o ensino do português como língua estrangeira sob uma perspetiva pluricêntrica, mas também porque capacita os alunos para enfrentar situações de comunicação diversas no seu quotidiano. Para alcançar esse fim, são propostas atividades letivas com as quais se pretende aprimorar a competência variacional recetiva de alunos de nível B1, conforme definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
The present report is the result of the internship project conducted as an assessment component for the second year of the Master's Degree in Portuguese as a Non-Native Language - Portuguese as a Foreign Language / Portuguese as a Second Language (PLNM - PLE / PL2), by the University of Minho. This internship involved conducting 30 sessions of the “Listening and Speaking Practices” module with students at the B1/B1+ level of the 29th Annual Course in Portuguese as a Foreign Language, offered by BabeliUM - The Language Center at the University of Minho. During this period, the focus was on promoting the development of receptive variational competence, following the concept proposed by Reimann (2011), adopting a pluricentric perspective of the Portuguese language. The purpose of this report is to describe the didactic practices applied during the curricular internship period, providing theoretical context based on the current state of research. The first part offers a brief theoretical framework on the pluricentric nature of the Portuguese language and the concept and didactic potential of receptive variational competence. The second part consists of an account of the implemented teaching practices, where the lesson plans, activities and teaching materials composed throughout the internship are presented. The reported experience aims to argue that receptive variational competence is increasingly essential for Portuguese learners as a foreign language. This is not only because it promotes the teaching of Portuguese as a foreign language from a pluricentric perspective but also because it empowers students to handle diverse communication situations in their daily lives. To achieve this goal, several teaching activities are proposed to enhance the receptive variational competence of B1-level students, as defined by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) – Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90997
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

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