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TítuloPerceção de alunos do ensino básico sobre a convivência e os conflitos na escola
Outro(s) título(s)Perception of preparatory education students about coexistence and conflicts at school
Autor(es)Rodrigues, Ana Rita
Vilaça, Teresa
Fernandes, Carla Suzana Carvalho
Palavras-chaveConvivência
Conflitos
Mediação educacional
Coexistence
Conflicts
Educational mediation
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoRodrigues, A.R., Vilaça, T., & Fernandes, C. S. C.(2021). Perceção de Alunios do Ensino Básico sobre a Convivência e os Conflitos na Escola. In T.Vilaça & I.C. Viana (Orgs.). Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19 (pp.185-204). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A escola é um espaço cheio de interações sociais pluralistas e complexas. Neste contexto, surge a necessidade de facilitar a conexão, a comunicação e a cooperação e, portanto, a mediação apresenta-se como um poderoso processo de ação transformadora. Neste sentido, é indispensável existir uma investigação prévia sobre a escola especifica em que se quer trabalhar, de modo a conhecer-se o contexto em que se pretende intervir. Neste contexto, o estudo aqui apresentado visa compreender a perceção de alunos de 3º ciclo, concretamente, do 9º ano de escolaridade, sobre a convivência e os conflitos na sua escola. Assim, este capítulo apresenta parte dos resultados de validação de um inquérito por questionários integrado num conjunto de instrumentos de um projeto de estágio “A Mediação Socioeducativa como facilitadora na construção de ambientes de convivência positiva e de cidadania responsável em contexto escolar”, do Mestrado em Educação, na área de especialização de Mediação Educacional da Universidade do Minho. A maior parte dos alunos inquiridos referiu que o relacionamento entre a comunidade educativa era favorável, realçando que os conflitos existentes aconteciam maioritariamente entre alunos, destacando como os mais predominantes: insultos, discussões, gozar e dizer mal. Também se verificou que os conflitos nesta escola são resolvidos normalmente pelo diretor de turma ou pelos próprios alunos. Estes resultados, apesar das limitações do estudo, sugerem o quão é importante envolver os alunos na participação ativa pela construção de uma convivência positiva e saudável, assim como criar estratégias de mediação que envolvam todos os atores da comunidade educativa
Schools are a space full of complex and pluralistic social interactions. The need to facilitate connection, communication and cooperation in schools is urgent and, so, mediation presents itself as a powerful process of transformative action. To understand this process, it’s essential to do a previous investigation on the specified school in whom you want to work, in order to know the context that you intend to intervene. This study aims to understand the perception of students in the 3rd cycle, specifically, the 9th grade of schooling, about the coexistence environment and conflicts in their school. Consequently, this chapter presents part of the results of the validation of a questionnaire integrated in a set of instruments made for an internship project named “SocioEducational Mediation as a facilitator in the construction of positive living environments and responsible citizenship in the school context”, of the Master in Education, specialization in Educational Mediation at the University of Minho. Most of the students surveyed reported that the relationship between the educational community was favorable, realizing the existing conflicts, it occurs mainly among the students, highlighting as the most prevalent: insults, discussions, making fun of and saying bad words to each other. It was also found that conflicts at this school are usually resolved by the class director or by the students themselves. These results, despite the restrictions of the study, suggest or how important it is to involve students to participate in building a positive and healthy coexistence environment, such as creating mediation strategies that involve all actors in the educational community.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90921
ISBN978-972-8952-76-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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Rodrigues, Vilaça, & Fernandes (2021)_capítulo.pdfPerceção de alunos do ensino básico sobre a convivência e os conflitos na escola665,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

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