Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90907

TítuloA exposição sobre um tema e a síntese como instrumentos de construção e expressão de conhecimento
Outro(s) título(s)The exposition on a theme and the synthesis as instruments of construction and expression of knowledge
Autor(es)Teixeira, Vanda de Fátima Lopes
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEscrita
Exposição sobre um tema
Facilitação processual
Géneros textuais
Síntese
Exposition on a theme
Facilitation process
Synthesis
Textual genres
Writing
Data16-Nov-2022
Resumo(s)Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Minho, com base numa intervenção pedagógica que foi realizada numa turma do 10.º ano de escolaridade. O ensino da Escrita é fundamental para o desenvolvimento de competências nos alunos e para a promoção do sucesso escolar deles. São necessárias competências de Escrita para desenvolver atividades académicas e profissionais e, como tal, é necessário ensinar e estimular os alunos para a prática da mesma. Numa primeira parte deste relatório, é apresentada uma visão global do ensino da Escrita, dissertando sobre a teoria cognitivista e a teoria sociodiscursiva, a visão processual da Escrita, a facilitação processual, a diferença entre os modelos e tipos de Escrita, bem como a importância do contexto e dos géneros textuais. A escolha da exposição sobre um tema e da síntese como instrumento de construção e de expressão de conhecimento para objeto de análise justifica-se, essencialmente, por serem dois dos géneros textuais que são lecionados no ano de escolaridade da turma em que a prática pedagógica foi realizada. Estes dois géneros aplicam-se em contexto escolar, evitando-se, desta forma, a artificialidade no ensino dos mesmos. Numa segunda parte, reflete-se sobre a intervenção pedagógica, onde as atividades realizadas foram pensadas e elaboradas com o objetivo de promover e melhorar a capacidade de Escrita dos alunos, de forma que eles fossem capazes de construir e expressar os seus conhecimentos através da Escrita. Ao longo da intervenção pedagógica, a Escrita foi sempre abordada enquanto um processo e as atividades mais bem-sucedidas foram as que envolveram técnicas de facilitação processual.
This teaching practice internship report was written within the scope of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in the Secondary Education, in the University of Minho, and based on the pedagogical intervention carried out in a tenth grade class. The teaching of Writing is fundamental for the development of the students’ skills and for the promotion of their academic success. Writing skills are necessarily needed in order to develop academic and professional activities. Therefore, it is imperative to teach and encourage students to practice writing. In the first part of this report, it is presented an overview of the teaching of writing, bearing in mind the cognitive and the sociodiscursive theories, the vision of the writing process, the procedural facilitation, the difference between models and types of writing, as well as the importance of context and textual genres. The choice of exposition on a theme and synthesis as an instrument of construction and expression of knowledge as object of analysis is justified, essentially because they are the two great textual genres that are taught in the school year of the class in which the pedagogical practice was carried out. These two genres are applied in a school context, thus avoiding artificiality in their teaching. In the second part of the report, we reflect on the pedagogical intervention. All the activities carried out were designed and done with the aim of promoting and improving the students’ writing skills, so that they were able to build and express their knowledge through writing. During the educational intervention, writing was always approached as a process and the most successful activities were the ones which involved the procedural facilitation techniques.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90907
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanda de Fatima Lopes Teixeira.pdfRelatório de estágio1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID