Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90904
Título: | Os benefícios da personalização da rotina diária de estudo para a evolução na prática da trompete |
Outro(s) título(s): | The benefits of personalizing the daily study routine for the evolution in trumpet practice |
Autor(es): | Machado, Emanuel Fernando da Cunha |
Orientador(es): | Faria, Vasco Silva de |
Palavras-chave: | Cooperação Estudo Personalização Rotina Trompete Cooperation Personalization Routine Study Trumpet |
Data: | 20-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional do Mestrado em
Ensino da Música da Universidade do Minho, no ano letivo 2021/2022. Este estágio decorreu na
Academia de Música de Vila Verde e foi supervisionado pelo professor Pedro Faria no grupo de
recrutamento M21 (trompete) e pelo professor Luís Sousa no grupo de recrutamento M32 (música de
câmara).
O tema deste trabalho, Os benefícios da personalização da rotina diária de estudo para a evolução na
prática da trompete, surgiu de várias questões que surgiram ao longo da minha experiência pessoal e
profissional, através das quais notei que uma das dificuldades com que os alunos se deparam mais
frequentemente é a de conseguirem estratégias que lhes permitam resolver problemas técnicos
associados à execução instrumental. Mesmo que a rotina diária de estudo do aluno inclua exercícios
técnicos como, por exemplo, escalas e arpejos, nem sempre é feita a associação entre o momento da
prática desses exercícios e a sua presença na partitura.
Deste modo, o plano de intervenção pedagógica incidiu sobre este tema, cujos resultados se
encontram plasmados neste relatório, que reúne a informação adquirida até ao momento, quer através
da revisão da literatura existente e que resulta do levantamento bibliográfico efetuado, quer através da
avaliação da intervenção pedagógica.
Acresce que neste pleno de intervenção pedagógica considerámos pertinente implementar, uma rotina
de estudo personalizada, isto é, além de incluir exercícios técnicos abrangentes e específicos, procurar
relacioná-los com a prática instrumental, em especial no momento da performance, em contexto de
sala de aula.
Neste sentido, as rotinas personalizadas elaboradas continham o programa a ser trabalhado na aula e
exercícios técnicos que foram extraídos do repertório escolhido, precedidos de uma explicação clara e
sucinta sobre a relação entre os dois.
A avaliação foi feita através da realização de inquéritos direcionados aos professores e alunos de
trompete, cujos resultados indicam que, efetivamente, a personalização da rotina de estudo de um
aluno será, potencialmente, um indicador de sucesso no seu futuro. This paper is part of the curricular unit Professional Internship of the Master in Music Teaching at the Universidade do Minho, in the academic year 2021/2022. This internship took place at the Academia de Música de Vila Verde and was supervised by Professor Pedro Faria in the recruitment group M21 (trumpet) and by Professor Luís Sousa in the recruitment group M32 (chamber music). The theme identified above, The benefits of personalizing the daily study routine for the evolution in trumpet practice, emerged from my personal and professional experience, through which I concluded that one of the difficulties that students most often face is to acquire strategies that allow them to solve technical problems when reading a score. Even when the student's daily routine includes technical exercises such as scales and arpeggios, the association between the moment of the practice of these exercises and their presence in the score is not always made. For this reason, I considered it pertinent to implement, both in my practice as a musician and as a teacher, a personalized study routine, that is, in addition to including both technical exercises and trumpet repertoire in general, having a clear relationship between the two moments. For this, this routine must contain the program to be worked on in class and technical exercises that are extracted from it, preceded by a clear and succinct explanation of the relationship between the two. Thus, it made perfect sense to dedicate a pedagogical intervention plan to this topic, resulting in this paper that gathers the information acquired so far about it, either through the literature review or through the evaluation of the pedagogical intervention. The evaluation was carried out through surveys aimed at teachers and trumpet students, whose results indicate that, effectively, the personalization of a student's study routine will certainly be an indicator of success in their future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90904 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emanuel Fernando da Cunha Machado.pdf | Relatório de estágio | 11,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons