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https://hdl.handle.net/1822/9045
Título: | O desenvolvimento de habilidades motoras e o engajamento de crianças pré-escolares em diferentes contextos de jogo |
Autor(es): | Palma, Míriam |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz Oliveira Valentini, Nádia |
Palavras-chave: | Criança pré-escolar Programas de movimento Educação Física Habilidades motoras Engajamento Jogo Preschool child Movement programs Physical Education Motor skills Engagement Play |
Data: | 14-Nov-2008 |
Resumo(s): | O objetivo deste estudo, de delineamento quase-experimental, foi investigar o
desenvolvimento de habilidades motoras e o engajamento de crianças pré-escolares
em diferentes contextos de jogo. Fizeram parte da investigação 71 crianças (40
meninos e 31 meninas), com idades entre 5 e 6 anos, que freqüentaram as turmas
de Jardim de Infância da Associação da Creche de Braga, na cidade de Braga
(Portugal), no ano 2005/2006. A partir de três classes intactas, foram sorteados dois
grupos experimentais e um controle. Os participantes dos grupos experimentais
beneficiaram-se de dois Programas de movimento distintos: um baseado no jogo
livre (chamado Jogo livre em contexto enriquecido); e o outro, na combinação de
exploração, jogo livre, jogo orientado e atividades dirigidas pela investigadora
(denominado Jogo com orientação). Para a análise do desenvolvimento de
habilidades motoras das crianças, foi aplicado o Test of Gross Motor Development –
Second Edition (TGMD-2), de Ulrich (2000), antes e após o período interventivo.
Para se averiguar o seu engajamento nos Programas de movimento, recorreu-se a
uma análise qualitativa e quantitativa das habilidades avaliadas no TGMD-2, que
foram realizadas pelas crianças durante as sessões. Ainda, examinou-se a
associação entre o engajamento das crianças nos respectivos Programas de
movimento e seus ganhos em habilidades. No que se refere ao desenvolvimento de
habilidades motoras e ao engajamento, recorreu-se a testes não-paramétricos -
Wilcoxon, Mann-Whitney e/ou Kruskal-Wallis - para realizar comparações quanto
aos grupos, aos gêneros e a crianças de diferentes níveis iniciais de habilidade; a
associação entre o engajamento das crianças nos Programas de movimento e seus
ganhos em habilidades foi verificada utilizando-se o Coeficiente de correlação de
Spearman. Os resultados evidenciaram que: a) a participação das crianças no
Programa Jogo com orientação promoveu ganhos em seu desempenho motor, ao
passo que mudanças não foram observadas nas que constituíram o grupo Jogo livre
em contexto enriquecido, nem nas do Grupo Controle; b) quando da análise do
desenvolvimento de habilidades motoras, de acordo com o gênero, constatou-se que, enquanto mudanças positivas foram verificadas tanto nos meninos como nas
meninas do grupo Jogo com orientação, crianças de ambos os gêneros dos grupos
Jogo livre em contexto enriquecido e Controle mantiveram seus níveis de
desempenho entre os dois momentos de avaliação; c) de forma geral, as crianças
menos habilidosas do grupo Jogo com orientação foram as que mais se
beneficiaram do Programa, apresentando mudanças positivas no seu desempenho
motor; já as mais habilidosas desse grupo, assim como as de diferentes níveis
iniciais de habilidade dos grupos Jogo livre em contexto enriquecido e Controle, não
apresentaram ganhos em seu desempenho; d) as crianças participantes do grupo
Jogo com orientação apresentaram engajamento superior às do grupo Jogo livre em
contexto enriquecido, durante as intervenções; e) gênero e nível inicial de habilidade
não se configuraram variáveis decisivas para o engajamento das crianças em ambos
os Programas de movimento; f) de forma geral, as crianças que demonstraram maior
qualidade em sua prática ao longo dos Programas de movimentos foram as que
mais progressos fizeram em suas habilidades. The purpose of this study, with a quasi-experimental design, was to investigate the motor skill development and the engagement of preschool children in different play environments. The participants were seventy-one children (40 boys and 31 girls), aged 5-6 yr, who attended the Kindergarten classes at the Associação da Creche de Braga, in the city of Braga (Portugal), during the year 2005/2006. From three intact classes, two experimental groups and a control group were chosen by lot. Participants in the experimental groups benefited from two distinct movement programs: one based on free play (called Free Play in Enriched Environment); and the other in the combination of exploration, free play, oriented play, and activities conducted by the researcher (referred to as Play with Orientation). For the analysis of motor skill development of children, the Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), by Ulrich (2000), was administered before and after the intervention period. For examining their engagement in the movement programs, a qualitative and quantitative analysis was done of the skills assessed in TGMD-2, which were performed by children during the sessions. Moreover, the association between children’s engagement in the respective movement programs and their gains in skills was examined. Concerning motor skill development and engagement, nonparametric tests – Wilcoxon, Mann-Whitney, and/or Kruskal-Wallis – were administered to do comparisons relative to groups, genders, and children of different initial skill levels; the association between children’s engagement in the movement programs and their gains in skills was verified using the Spearman Correlation Coefficient. Results evidenced that: a) the children participation in the Play with Orientation program brought gains in their motor development, whereas no changes were observed in those in the Free Play in Enriched Environment group, nor in those in Control Group; b) with the analysis of motor skill development, according to gender, it was verified that, while positive changes were observed both in boys and girls in the Play with Orientation group, children of both genders in the Free Play in Enriched Environment and Control groups maintained their development levels between the two moments of assessment; c) in general, the low-skilled children in the Play with Orientation group were the most benefited from the program, presenting positive changes in their motor development; in contrast, neither the highskilled children in the same group nor those of different initial skill levels in the Free Play in Enriched Environment and Control groups presented gains in their development; d) during the interventions, children in the Play with Orientation group showed to be more engaged than those in the Free Play in Enriched Environment group; e) gender and initial skill level have not shown to be decisive variables for children’s engagement in both movement programs; f) in general, the children who demonstrated a higher quality in their practice during the movement programs were those who achieved more progresses in their skills. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Educação Física e Lazer) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9045 |
Acesso: | Acesso aberto |
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