Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89807

TítuloMetodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Outro(s) título(s)Active methodologies and digital technologies for the development of historical consciousness: a case study with primary and elementary school students
Autor(es)Graça, Vânia Gabriela Dias
Orientador(es)Ramos, Altina
Solé, Glória
Palavras-chaveConsciência histórica
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
1.º e 2.º CEB
Historical consciousness
Active methodologies
Digital technologies
1st and 2nd CEB (primary and elementary school)
Data6-Mar-2024
Resumo(s)A presente investigação pretendeu analisar os contributos da combinação de metodologias ativas, nomeadamente a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem por Pares com tecnologias digitais, operacionalizadas no modelo de aula-oficina para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Optou-se por uma metodologia qualitativa, em que se recorreu ao estudo de caso para compreender o fenómeno em estudo. Para a recolha de dados foram utilizados focus group, inquérito por questionário aos alunos, entrevistas semiestruturadas aos professores, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Foram construídas atividades com várias tarefas que envolveram a utilização de algumas plataformas digitais como recurso para a aprendizagem e exploração de documentos históricos, em que se combinava, de forma pontual e contextualizada, as metodologias ativas referidas, operacionalizadas no modelo de aula-oficina, com o intuito de desenvolver o pensamento histórico e consciência histórica dos alunos, conducentes à sua aprendizagem histórica. A análise dos dados baseou-se nas técnicas sugeridas pela Grounded Theory. De uma forma geral, os resultados sugerem que: a) as plataformas digitais analisadas evidenciaram efeitos cognitivos na aprendizagem histórica dos alunos, contributos socioemocionais que remetem para questões sociais e emocionais, causadas pela utilização da plataforma, mas também para as funcionalidades das mesmas na construção do seu conhecimento histórico; b) a utilização das metodologias ativas selecionadas, operacionalizadas no modelo de aula-oficina para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos, evidenciaram efeitos cognitivos e socioemocionais, porém, destacam-se elementos menos positivos nas duas metodologias ativas; c) as atividades construídas baseadas nesta combinação permitiram o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos pelo trabalho desenvolvido nas atividades desenhadas focado em vários conceitos metahistóricos (evidência histórica, explicação histórica, temporalidade, mudança, empatia histórica, multiperspetividade, narrativa histórica) em ambos os ciclos. Assim, mais do que sugerir uma teoria emergente que relacionasse a utilização de tecnologias digitais com as metodologias ativas, operacionalizadas no modelo de aula-oficina para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos, pretende-se deixar sugestões de atividades que possam ser replicadas, com adequações, em outros contextos educativos.
This research aimed to analyse the contributions of combining active methodologies, namely the Flipped Classroom and Peer Instruction with digital technologies, operationalised in the workshop classroom model, to the development of historical consciousness in the 1st (primary) and 2nd (elementary) cycle of school students. We opted for a qualitative methodology, using case studies to understand the phenomenon under study. Focus groups, student questionnaires, semi-structured teacher interviews, student work and metacognition questionnaires were used to collect data. Activities were set up with various tasks involving the use of some digital platforms as a resource for learning and exploring historical documents, in which the aforementioned active methodologies were combined in a specific and contextualised way, operationalised in the workshop-classroom model, with the aim of developing students' historical thinking and consciousness, leading to their historical learning. Data analysis was based on the techniques suggested by Grounded Theory. In general, the results suggest that: a) the digital platforms analysed showed cognitive effects on students' historical learning, socio-emotional contributions that refer to social and emotional issues, caused by the use of the platform, but also to its functionalities in the construction of their historical knowledge; b) the use of the selected active methodologies, operationalised in the classroom-workshop model for the development of students' historical consciousness, showed cognitive and socio-emotional effects, however, less positive elements stand out in the two active methodologies; c) the activities based on this combination allowed for the development of students' historical consciousness through the work carried out in the designed activities focussed on various metahistorical concepts (historical evidence, historical explanation, temporality, change, historical empathy, multiperspectivity, historical narrative) in both cycles. So, rather than suggesting an emerging theory that relates the use of digital technologies with active methodologies, operationalised in the workshop-classroom model for the development of students' historical consciousness, the aim is to provide suggestions for activities that can be replicated, with adjustments, in other educational contexts.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89807
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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