Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89704
Título: | Para uma formação transdisciplinar dos jovens-músicos: o contributo da área de Ciências Musicais |
Outro(s) título(s): | Towards a transdisciplinary trading of young musicians: the contribution of the Musical Science area |
Autor(es): | Pinho, Tânia Cristina Ferreira de |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Ciências Musicais Instrumentos musicais Prática musical Transdisciplinaridade Musical instruments Musical practice Musical Sciences Transdisciplinary |
Data: | 27-Jul-2022 |
Resumo(s): | No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório, que
visa refletir o trabalho realizado ao longo do Curso de Mestrado em Ensino de Música, área de Ciências
Musicais da Universidade do Minho. Com o título “Para uma formação transdisciplinar dos jovens músicos: o contributo da Área de Ciências Musicais”, este projeto defende e aplica uma metodologia
participativa e contextualizada, aliando a teoria à prática, desenvolvendo a sensibilidade do ser humano
e as suas relações com os outros, numa abordagem transdisciplinar do currículo do Ensino
Especializado de Música.
A Intervenção Pedagógica foi aplicada e desenvolvida durante o Estágio Profissional realizado no
Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, nos Grupos de Recrutamento M28 -
Formação Musical (desde o 1º ciclo ao ensino secundário) e M30 - História da Cultura e das Artes –
História da Música (ensino secundário).
Relativamente à metodologia de investigação, este trabalho enquadrou-se nos princípios da
investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação direta das aulas, análise
documental, contexto escolar e da realização de dois inquéritos por questionário destinados à turma do
10º ano da disciplina de História da Cultura e das Artes – História da Música e a duas turmas do 8º
ano, sendo uma de regime integrado e outra de supletivo, na disciplina de Formação Musical. A análise
dos dados obtidos mostrou a valorização por parte dos alunos de atividades teórico-práticas que
conduziram a uma maior motivação no estudo e na aquisição de aprendizagens significativas nas
disciplinas da Área de Ciências Musicais. This report aims to reflect the work carried out during the master’s Course in Music Teaching, in the area of Musical Sciences at Minho University. With the title “Towards a transdisciplinary training of young musicians: the contribution of the Musical Sciences Area”, this project defends and applies a participatory and contextualized methodology, combining theory with practice, developing the sensitivity of human beings and their relationships with others, in a transdisciplinary approach to the Specialized Music Teaching curriculum. The Pedagogical Intervention was applied and developed during the Professional Internship held at the Conservatory of Music of Porto, in the academic year 2021/2022, in the Recruitment Groups M28 - Musical Training (from primary school to secondary education) and M30 - History of Culture and Arts – History of Music (secondary education). Regarding the research methodology, this work was based on the principles of action-research and the data were collected through direct observation of classes, document analysis, school context and the completion of two questionnaire surveys aimed at the year 10 class of the subject of History of Culture and Arts – History of Music and to two classes of the year 8, in the discipline of Musical Training. The analysis of the obtained data showed the students' appreciation of theoretical-practical activities leading to a greater study motivation and to significant learning in the disciplines of the Musical Sciences Area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89704 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Cristina Ferreira de Pinho.pdf | Relatório de estágio | 1,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons