Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89676
Título: | Aprendendo com a tecnologia: uma experiência no ensino de Inglês a crianças |
Outro(s) título(s): | Learning through technology: an experience in teaching English to children |
Autor(es): | Carvalho, Soraia Marlene Azevedo |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | 1º ciclo do Ensino Básico Aprendizagem de Inglês Autorregulação Recursos tecnológicos English in primary school English learning Self-regulation Technological resources |
Data: | 18-Nov-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio profissional supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em
Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, documenta o projeto de investigação-ação denominado
“Aprendendo com a tecnologia: Uma experiência no ensino de Inglês a crianças”. O projeto foi
desenvolvido numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola
pertencente a um Agrupamento do Município de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga. Os
principais objetivos do projeto foram os seguintes: conhecer as perceções, opiniões e atitudes dos
alunos relativas à aprendizagem da língua inglesa; promover o desenvolvimento de aprendizagens
linguístico-comunicativas com o apoio de recursos tecnológicos; desenvolver a competência de
aprender a aprender com incidência na autorregulação; avaliar o impacto do uso de recursos
tecnológicos na aprendizagem do Inglês. O projeto organizou-se em ciclos de observação, planificação,
ação e reflexão, dividindo-se em três fases. A fase inicial destinou-se à recolha de informação para a
análise do contexto de intervenção, por observação direta de aulas da disciplina curricular do Inglês,
notas de campo, análise documental e um questionário inicial aos alunos. Na segunda fase, procedeu se ao desenvolvimento de atividades didáticas com apoio de recursos tecnológicos e à análise da
recetividade dos alunos às tarefas propostas através de momentos de autorregulação da
aprendizagem. A fase final consistiu na avaliação global do impacto do projeto de intervenção na
aprendizagem. Esta avaliação, baseada na recolha e tratamento de dados através das estratégias de
investigação-ação usadas, permitiu constatar que as atividades realizadas foram, maioritariamente,
apreciadas e bem acolhidas pelas crianças, permitindo também compreender que o uso de recursos
tecnológicos pode promover a qualidade ao ensino, tornando a experiência de aprendizagem
motivadora e produtiva. The present practicum report, carried out as part of the Master in Teaching English for Primary School, documents the action research project entitled “Learning through technology: An experience in teaching English to children”. The project was developed in a 4th grade class of a primary school from a school cluster in Vila Nova de Famalicão, Braga. The main objectives of the project were as follows: getting to know the students' perceptions, opinions and attitudes towards English language learning; promoting the development of linguistic-communicative competences with the support of technological resources; developing the competence of learning how to learn with a focus on self-regulation; evaluating the impact of the use of technological resources in English learning. The project was organised in cycles of observation, planning, action and reflection, and it was divided into three phases. The initial phase was intended to collect relevant information to analyse the context of intervention, through direct observation of English classes, field notes, documentary analysis and an initial questionnaire to the students. In the second phase, didactic activities supported by technological resources were developed, and the students' receptivity to the proposed tasks was analysed through self-regulation tasks. The final phase consisted in evaluating the impact of the intervention project upon children's learning. This evaluation, based on the collection and analysis of data through the action research strategies used, showed that the activities were appreciated by the children. It also allowed us to understand that the use of technological resources can promote the quality of teaching, making the learning experience motivating and productive. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89676 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soraia Marlene Azevedo Carvalho.pdf | Relatório de estágio | 2,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons