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https://hdl.handle.net/1822/89486
Título: | Visões multiperspetivadas sobre a crise dinástica de 1383-85: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Multiperspective visions on the dynastic crisis of 1383-85: a study with 7th grade students |
Autor(es): | Silva, Nuno Miguel Oliveira Da |
Orientador(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Crise dinástica Educação histórica Evidência histórica Explicação histórica Multiperspetiva Dynastic crisis Historical education Historical evidence Historical explanation Multiperspective |
Data: | 18-Mai-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio insere-se na Unidade Curricular relativa ao Estágio Profissional
do 2º ano, do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da
Universidade do Minho. O projeto intitulado “Visões multiperspetivadas sobre a crise dinástica de 1383-
85: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade” foi implementado numa turma do 7º ano de
escolaridade, numa escola localizada no perímetro urbano da cidade de Braga.
O objetivo principal deste estudo visou analisar como os alunos entendem o conceito de
Multiperspetiva, subordinada à temática da Crise Dinástica de 1383-85, a partir de múltiplas fontes
com perspetivas diferentes. Procurou-se compreender as ideias dos alunos acerca do conceito de
Multiperspetiva na narrativa histórica e como estas evoluíram ao longo da implementação desta
intervenção pedagógica supervisionada.
Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos aplicados na implementação do
projeto, nomeadamente o questionário de ideias prévias e fichas de atividades sobre multiperspetiva. A
abordagem metodológica adotada para a análise dos dados foi inspirada na “Grounded Theory”,
procedendo-se à análise dos dados de forma indutiva e sua posterior categorização.
Face aos resultados evidenciados é possível afirmar que os alunos admitem a existência de
diferentes explicações históricas, como também compreendem a importância da utilização de
diferentes pontos de vista para desenvolver uma perspetiva mais próxima da realidade histórica.
Valorizam mais as fontes que são produzidas por testemunhas que vivenciaram um determinado
evento, do que as que foram elaboradas por historiadores. Adicionalmente, alguns alunos conseguem
identificar vários fatores que condicionam as perspetivas dos agentes históricos na elaboração da
narrativa histórica a partir da evidência histórica. Conclui-se, por isso, indispensável trabalhar o
conceito de multiperspetiva na sala de aula, de forma a que, com um acompanhamento contínuo, seja
possível promover nos alunos uma visão aprimorada e mais abrangente da realidade histórica. The subsequent Internship Report is part of the Curricular Unit relating to the Professional Internship of the 2nd year, of the Master’s in History Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education, at the University of Minho. The project entitled “Multiperspective visions on the Dynastic Crisis of 1383-85: a study with 7th grade students” was implemented in a 7th grade class, in a school located in the urban perimeter of the city of Braga. The main objective of this study was to analyze how students understand the concept of Multiperspective, subordinated to the theme of the Dynastic Crisis of 1383-85, from multiple sources with different perspectives. We tried to understand the students' ideas about the concept of Multiperspective in the historical narrative and how they evolved during the implementation of this supervised pedagogical intervention. The data was collected through various instruments applied in the implementation of the project, namely the tacit ideas questionnaire and worksheets on multiperspective. The methodological approach adopted for data analysis was inspired by the “Grounded Theory”, proceeding to an inductive data analysis and subsequent categorization. In view of the results evidenced, it is possible to affirm that the students admit the existence of different historical explanations, as well as understand the importance of using different points of view to develop a perspective closer to the historical reality. They value more sources that are produced by witnesses who experienced a certain event than those produced by historians. Additionally, some students can identify several factors that condition the perspectives of historical agents in the elaboration of the historical narrative based on historical evidence. It is therefore essential to work on the concept of multiperspective in the classroom, so that, with continuous monitoring, it is possible to promote in students an improved and more comprehensive view of historical reality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89486 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Nuno Miguel Oliveira Da Silva.pdf | Relatório de estágio | 774,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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