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https://hdl.handle.net/1822/89310
Título: | Sensor fusion for impact detection in vehicles |
Outro(s) título(s): | Fusão sensorial para deteção de impact em veículos |
Autor(es): | Parpot, José Gabriel Correia Neves |
Orientador(es): | Ferreira, André Leite Fernandes, João M. |
Palavras-chave: | Machine learning Sensor fusion Impact detection Data fusion Feature fusion Fusão sensorial Deteção de impactos Fusão de data Fusão de características |
Data: | 3-Jul-2023 |
Resumo(s): | With the advance of technology surrounding the automobile industry, we are starting to see a shift in
the need a personal vehicle, opting more often for other options like rental cars and car-sharing services.
With this shift these services face more problems and more specific damage to the vehicles in the
fleet. In order to help these services keep track of their fleet state and to help detect impacts if they
happen, a multi-sensor fusion for impact detection in vehicles is proposed.
The main focus of this thesis is to implement a multi-sensor fusion approach to detect impacts in
vehicles. A comparative study of the previously implemented solution is carried out to help develop and
implement the suggested approach. One of the sub-objectives of this work is to find which of the two
implemented fusion methods better improves the system performance.
The sensors that compose the detection strutcure, are a Inertial Measurement Unit (IMU) and a mi crophone, which are located inside the vehicle in different positions. Note that the structure used differs
for each dataset.
The fusion works by combining the information of all the accelerometers placed in the vehicle. Two
sensor fusion methods applied to the two datasets in this thesis are as follows: a complementary filter
which is part of the data fusion level and the second consists in a feature fusion approach by fusion features
from vairous sensor combinations. Com o avanço da tecnologia no ramo da industria automóvel, estamos a começar a ver uma mudança na necessidade de compra e posse de um veiculo pessoal, optando por outras opções como serviços de aluguer de carros e car-sharing. Com esta mudança, é esperado que estes serviços encontrem mais problemas, mais em especifico, danos nos veículos presentes na frota. De maneira a facilitar o acompanho do estado das suas frotas e a ajudar na deteção de impactos nos veículos quando acontece, é proposto um sistema de fusão sensurial com o objetivo de detetar impactos em veículos. O maior foco desta tese é implementar um sistema de fusão sensorial para detetar impactos em veículos. Um estudo comparativo da solução anteriormente implementada vai ser realizado para ajudar a desenvolver e implementar a nova proposta. Um dos sub objetivos deste trabalho é encontrar qual dos dois metodos de fusão consegue melhorar o desempenho geral do sistema. Os sensores que constituem o sistema de deteção são uma IMU e um microfone, que em sua vez são instalados no veiculo em diferentes posições. Neste caso a fusão ocorre ao combinar a informação proveniente de todos os acelerometros dentro do veiculo. Dois métodos de fusão sensorial vão ser aplicados para fundir a informação medida de cada sensor. Isto em troca nos vai permitir uma melhor e mais robusta compreensão do ambiente em que se insere. Uma pesquisa detalhada sobre fusão sensorial foi realizada para completar este objetivo. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Informatics Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89310 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jose Gabriel Correia Neves Parpot.pdf | Dissertação de mestrado | 1,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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