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TítuloWhat is the economic value of culture? Essays on valuation of cultural activities and consumers preferences
Autor(es)Silva, João Filipe Pereira da
Orientador(es)Pinto, Lígia
Palavras-chaveEconomia da cultura
Preferências declaradas
Método de valoração contingente e valor da cultura
Cultural economics
Stated preferences
Contingent valuation method and cultural value
Data22-Fev-2024
Resumo(s)A cidade do Porto foi, em 2001, Capital Europeia da Cultura, tendo sido o embrião de várias atividades culturais acompanhadas por um forte investimento para a requalificação urbana e construção de novas infraestruturas. A Casa da Música e a paisagem resultante da requalificação da Cordoaria são os objetos desta tese. O método de valoração contingente, uma metodologia baseada em inquéritos, tem servido para eliciar preferências declaradas do consumidor relativamente a bens culturais. A investigação que tem vindo a ser desenvolvida utiliza métodos muito diversificados. Ainda assim, o desenho do questionário, para corrigir o enviesamento, para instituições culturais apresenta lacunas na literatura científica, sendo que em Portugal raramente foram desenvolvidos estudos para este objeto. Existem três objetivos específicos: i) desenvolvimento de um modelo de preferências do consumidor; ii) aplicação da economia experimental e comportamental na análise da presença de enviesamentos na eliciação do valor de atividades culturais; e, iii) analisar a coerência entre as preferências eliciadas numa escala ordinal e cardinal. A informação recolhida, através de fonte primária, foi analisada econometricamente através de modelos logístico, logístico ordenado, logístico ordenado generalizado, regressão de intervalo e probabilístico ordenado. A escolha do modelo dependeu dos dados recolhidos, das características dos modelos que se podem ajustar a esses dados e do resultado dos testes de validação do modelo. Mais de metade dos inquiridos manifesta uma disponibilidade a pagar positiva em cada um dos estudos independentemente do seu domínio. No caso da Fundação Casa da Música, a disponibilidade a pagar depende de variáveis como o rendimento do agregado familiar, o histórico de experiências culturais, o género e as preferências ordinais de valor estético e de opção. Por sua vez, no que diz respeito à paisagem, a disponibilidade a pagar depende do nível de educação, do género, do rendimento, da ideologia e da importância atribuída à preservação ambiental.
In 2001, the city of Porto was designated as the European Capital of Culture, leading to numerous cultural activities accompanied by substantial investments in urban redevelopment and new infrastructure construction. The Casa da Música (Concert Hall) and the landscape resulting from the Cordoaria district restoring were the case studies. The contingent valuation method, a survey-based approach, has been used to elicit consumer preferences for cultural goods. The research conducted has employed a wide range of methods. Nevertheless, the questionnaire design, aimed at correcting various bias, are a work in progress in scientific literature. Few studies addressing these issues have been conducted in Portugal. The specific objectives are threefold: i) application of experimental and behavioural economics to analyse biases in eliciting the value of cultural activities; ii) development of a consumer preference model; and iii) examination of the coherence between preferences elicited on an ordinal and cardinal scale. The collected information, from primary sources, was econometrically analysed using logistic, ordered logistic, generalized ordered logistic, interval regression and ordered probit models. The choice of the model was influenced by the collected data, the characteristics of the models that could fit the data, and the results of model validation tests. In each of the independent studies, more than half of the respondents expressed a positive willingness to pay, regardless of the study domain. Concerning the Casa da Música Foundation, the willingness to pay for a concert depends on variables such as household income, cultural experience history, gender, and ordinal preferences for aesthetic and optional value. The willingness to pay for a landscape depends on education level, gender, income, ideology, and importance attributed to environmental preservation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Economics
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89287
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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