Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8928
Título: | A intertextualidade como mecanismo auxiliador da formação de leitores: alguns exemplos da literatura infantil contemporânea publicada em Portugal |
Autor(es): | Azevedo, Fernando José Fraga de |
Palavras-chave: | Intertextualidade Literatura infantil educação literária Leitura Ana Saldanha Teresa Balté Francisco Duarte Mangas Manuel António Pina |
Data: | Dez-2008 |
Editora: | Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura (SEDLL) |
Revista: | Lenguaje y Textos |
Citação: | "Lenguaje y Textos." ISSN 1133-4770. 28 (Dez. 2008). p.75-82. |
Resumo(s): | Este artigo aborda a questão das relações de diálogo intertextual em algumas obras de literatura infantil contemporânea, correlacionando-a com as experiências dos seus leitores. O artigo enfatiza a importância e o papel do mediador no estabelecimento de uma relação de fruição da criança com o texto. This article is about intertextual relationships in contemporary Children's Literature. It correlates this issue with reader's experience. The article emphasizes the importance and the role of mediator in establishing a truly enjoyment's relationship of child with text. Cet article nous parle du dialogue intertextuel établit entre plusieurs oeuvres de la littérature de jeunesse contemporaine et le rapport de ce dialogue avec les expériences de lecture de ses destinataires. L'article souligne l'importance et le rôle du médiateur en ce qui concerne la promotion d'une rélation de plaisir entre l'enfant et le texte. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8928 |
ISSN: | 1133-4770 |
Versão da editora: | http://www.sedll.org/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LenguajeyTextos.pdf | artigo | 3,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |