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TítuloA assessoria de imprensa em tempos de crise numa instituição cultural - o caso da Fundação de Serralves
Autor(es)Arcipreste, Márcia Filipa Neto
Orientador(es)Pires, Helena
Palavras-chaveAssessoria de imprensa
Gestão da comunicação de crises
Instituições culturais
Aconselhamento estratégico
Press office
Crisis communication management
Cultural institutions
Strategic counseling
Data30-Jan-2024
Resumo(s)As crises fazem parte da vida das organizações, sendo que estas variam na sua tipologia e na sua dimensão. Reconhecendo que, nestes momentos de fragilidade, os holofotes públicos e mediáticos podem incidir com mais intensidade sobre as instituições visadas, a Assessoria de Imprensa é chamada a intervir, estabelecendo uma ponte entre o ambiente interno e o ambiente externo da organização, que neste caso são os meios de comunicação e os respetivos jornalistas, com o intuito de esclarecer essas situações na esfera pública. Em plena crise sanitária, provocada pela COVID-19, todos fomos desafiados a encontrar soluções para enfrentar e responder a uma situação extraordinária. Os efeitos negativos acabaram por surgir um pouco por toda a parte, sendo que no setor cultural, em particular, além do encerramento dos espaços físicos, que impôs alterações na atividade destas organizações, a pandemia agravou a situação laboral de alguns colaboradores que acabaram por denunciar a existência de precariedade em certas instituições culturais. Visto que este foi o contexto que encontrei quando iniciei o estágio curricular na área de Assessoria de Imprensa da Fundação de Serralves e, tendo em conta todas as questões suscitadas por esta experiência, o presente relatório de estágio versa sobre o papel da Assessoria de Imprensa na gestão da comunicação de crises numa instituição cultural, centrando a análise no caso particular de Serralves. Entre os principais resultados desta investigação percebe-se que a Assessoria de Imprensa na Fundação de Serralves é uma área-chave no processo de gestão da comunicação de crises, tendo em conta o papel de mediação e aconselhamento estratégico que o responsável desta área assume no seio da instituição. Este profissional, não só tem acesso à informação institucional como também à informação que é divulgada no ambiente externo, o que lhe permite ter uma visão 360º do problema. Desta forma, o responsável pela Assessoria de Imprensa consegue informar e orientar o público interno, de forma a que este aja eficaz e eficientemente, e esclarecer o público externo, não os deixando sem informação.
Crisis are part of the life of organizations, and they vary in typology and dimension. Recognizing that, in these moments of fragility, the public and media spotlights can fall more intensely on the institutions targeted, the Press Office is called upon to intervene, establishing a bridge between the organization's internal and external environments, which in this case are the media and their journalists, in order to clarify these situations in the public sphere. In the midst of the sanitary crisis, caused by COVID-19, we were all challenged to find solutions to deal with and respond to an extraordinary situation. The negative effects ended up appearing everywhere, and in the cultural sector, in particular, in addition to the closure of physical spaces, which imposed changes on the activity of these organizations, the pandemic aggravated the labour condition of some employees who ended up denouncing the existence of precariousness in certain cultural institutions. Since this was the context I found when I started my curricular internship in the Press Office area at Serralves Foundation and taking into account all the issues raised by this experience, this internship report deals with the role of the Press Office in crisis communication management in a cultural institution, focusing the analysis on the particular case of Serralves. Among the main results of this research it is clear that the Press Office at Serralves Foundation is a key area in the crisis communication management process, given the role of mediation and strategic counsel that the person responsible for this area plays within the institution. This professional not only has access to institutional information, but also to information that is disseminated in the external environment, which allows him to have a 360º view of the problem. In this way, the responsible for Press Office is able to inform and guide the internal public, so that they act effectively and efficiently, and clarify the external public, not leaving them without information.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89247
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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Marcia Filipa Neto Arcipreste.pdfRelatório de estágio929,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

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