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TítuloOtimização de linha de montagem: sistemas de manuseamento de material
Autor(es)Barbosa, Gabriel Bento Ferreira
Orientador(es)Alves, J. L.
Palavras-chaveVeículo guiado por carril
Manuseamento de material
Análise de elementos finitos
Rail guided vehicle
Material handling
Finite elements analysis
Data23-Jan-2024
Resumo(s)Esta tese foca-se na otimização e melhoria de uma linha de montagem, com especial atenção em sistemas de manuseamento e transporte de material, para ser implementado numa oficina da ROQ. Atualmente, o transporte de material e feito manualmente recorrendo se a empilhadoras. Um estudo inicial da estratégia utilizada atualmente na empresa, permitiu definir o outline da linha de montagem, assim como o sistema de manuseamento de material a utilizar, que se trata de um veículo guiado por carril (RGV). De seguida, modelou-se o chassi do RGV, de modo a se perceber as cargas que iriam atuar no mesmo e como afetariam a estrutura e os seus apoios. Estas foram, posteriormente, calculadas a partir de valores assumidos para as dimensões do RGV. Posteriormente, foi calculado o torque e potência necessária para tracionar o veículo, o que permitiu definir um motor e suas especificações. Por fim, realizou-se estudos numéricos através de uma simulação computacional para se prever se a estrutura do RGV possuiria resistência mecânica suficiente para promover o correto funcionamento da linha de montagem.
This thesis focuses on the optimization and improvement of an assembly line, with special attention to material handling and transport systems, to be implemented in a ROQ workshop. Currently, the transport of material is done manually using forklifts. An initial study of the strategy currently used in the company, allowed the definition of the outline of the assembly line, as well as the material handling system to be used, which is a rail guided vehicle (RGV). Next, the RGV chassis was modeled, in order to understand the loads that would act on it and how they would affect the structure and its supports. These were subsequently calculated based on values assumed for the RGV dimensions. Afterwards, the torque and power required to drive the vehicle were calculated, which allowed the definition of an engine and its specifications. Finally, numerical studies were carried out using a computer simulation to predict whether the RGV structure would have sufficient mechanical strength to promote the correct functioning of the assembly line.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica (área de especialização em Manufatura Avançada)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89178
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

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