Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89101

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Sandrapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2024-02-27T16:45:11Z-
dc.date.available2024-02-27T16:45:11Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89101-
dc.descriptionDOI atas 10.17979/spudc.000026por
dc.description.abstractA aquisição da comunicação é essencial para o desenvolvimento global da criança. Problemas na comunicação em idades precoces podem influenciar negativamente o desenvolvimento comportamental, socio-emocional e cognitivo da criança. Face à elevada prevalência de crianças portuguesas com dificuldades na comunicação, é pertinente perceber como ocorre o seu desenvolvimento comunicativo expressivo, e assim identificar precocemente os casos de risco que apresentem um padrão atípico de desenvolvimento. Para isso, é obrigatório o uso de instrumentos estatisticamente precisos e válidos. O Early Communication Indicator (ECI) é um instrumento que foi recentemente adaptado para a população portuguesa, e que pode apoiar na análise do desenvolvimento comunicativo expressivo das crianças portuguesas em idades precoces. Assim, administrou-se o ECI-Portugal a uma amostra de 187 crianças entre os 6 e os 42 meses, da região Norte de Portugal. Os resultados mostram que entre os 6 e os 18 meses as crianças produzem principalmente gestos e vocalizações, com as primeiras palavras a emergirem; entre os 18 e os 30 meses as crianças continuam a produzir gestos e vocalizações, com um aumento significativo da produção de palavras e a emergência das primeiras frases; entre os 30 e os 42 meses, diminui consideravelmente a produção de gestos e vocalizações e aumenta notavelmente a produção de frases. São encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os três grupos de idades, nos resultados obtidos. Os resultados deste trabalho, reforçam a utilidade do ECI-Portugal para a avaliação do desenvolvimento comunicativo de crianças portuguesas em idades precoces, ao longo do tempo.por
dc.description.abstractThe acquisition of communication is essential for the overall development of the child. Communication problems at an early age can negatively influence the child's behavioral, socio-emotional and cognitive development. Given the high prevalence of Portuguese children with communication difficulties, it is pertinent to understand how their expressive communicative development occurs, and thus to identify early at-risk cases that present an atypical pattern of development. For this, the use of statistically accurate and valid instruments is mandatory. The Early Communication Indicator (ECI) is an instrument that has been recently adapted for the Portuguese population, and that can support the analysis of the expressive communicative development of Portuguese children at early ages. Thus, the ECI-Portugal was administered to a sample of 187 children aged between 6 and 42 months, from the Northern region of Portugal. The results show that between 6 and 18 months’ children produce mainly gestures and vocalizations, with the first words emerging; between 18 and 30 months’ children continue to produce gestures and vocalizations, with a significant increase in word production and the emergence of the first combination of words; between 30 and 42 months, the production of gestures and vocalizations decreases considerably and the production of sentences increases notably. Statistically significant differences are found between the three age groups in the results obtained. The results of this work reinforce the usefulness of the ECI-Portugal for the assessment of the communicative development of Portuguese children at early ages, over time.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruñapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicação expressivapor
dc.subjectIdades precocespor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectExpressive communicationpor
dc.subjectEarly agespor
dc.subjectAssessmentpor
dc.titleAvaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas dos 6 aos 42 mesespor
dc.title.alternativeAssessment of expressive communication in Portuguese children aged 6 to 42 monthspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553por
oaire.citationStartPage1385por
oaire.citationEndPage1395por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira et al 2023.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID