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https://hdl.handle.net/1822/89056
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Odete | por |
dc.contributor.advisor | Gomes, Maria Filomena Pereira | por |
dc.contributor.advisor | Macedo, Ermelinda | por |
dc.contributor.author | Silva, Thaíne Leal da | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T12:24:13Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T12:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89056 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Enfermagem | por |
dc.description.abstract | A Resiliência é definida como a capacidade de superar a adversidade e inclui a forma como os indivíduos aprendem a fortalecer-se com a experiência. Compreender a Resiliência nos estudantes de Enfermagem é essencial devido aos níveis mais elevados de stress académico em comparação com os estudantes de outras áreas disciplinares. Para além da pressão académica, os estudantes de Enfermagem estão expostos a muitos desafios em contexto clínico. As experiências dos estudantes são stressantes à medida que aplicam novos conceitos e competências nos contextos de prática clínica. Tendo como base alguma da evidência disponível surge a necessidade de explorar e de descrever a perspetiva dos estudantes de Enfermagem sobre a capacidade de Resiliência. O estudo desenvolvido apresenta uma abordagem indutiva do tipo exploratório e descritivo, com recurso à entrevista aberta, como técnica de recolha de dados. Participaram dez estudantes do curso de licenciatura de uma escola de Enfermagem da região norte do país. A análise das narrativas foi realizada com recurso à técnica de análise de conteúdo, de acordo com Bardin, tendo emergido duas categorias: (i) ser Resiliente; (ii) a Resiliência na formação de enfermagem. A primeira categoria integra três subcategorias (i) atributos; (ii) estratégias de promoção da Resiliência e; (iii) recursos. Da segunda categoria emergiram duas subcategorias: (i) contexto de aprendizagem teórica e; (ii) contexto de aprendizagem clínica. Os resultados apontam para a importância dos atributos relacionados com o “ser resiliente” destacando-se o autoconhecimento que o estudante apresenta sobre os desafios que enfrenta, a empatia e a capacidade de adaptação a situações novas e desafiantes. As estratégias de promoção da Resiliência incluem formas de lidar com as situações adversas e stressantes, permitindo a autorreflexão da(s) experiência(s) vivenciada(s). Os recursos familiares e comunitários são compreendidos pelos estudantes como determinantes para se tornarem mais resilientes e capazes de superar situações desafiantes de forma adaptativa. A Resiliência nos estudantes de enfermagem é um tema relativamente recente comparativamente com outras disciplinas e carece de ser aprofundado nos diferentes contextos de aprendizagem no ensino de enfermagem. | por |
dc.description.abstract | Resilience is defined as the ability to overcome adversity and includes how one learns to strengthen oneself through experience. Understanding Resilience in nursing students is essential due to the higher levels of academic stress compared to students from other disciplines. In addition to academic pressure, nursing students are exposed to many challenges in clinical settings. Students' experiences are stressful as they apply new concepts and skills in a practice setting. Based on some of the available evidence, there is a need to explore and describe nursing students' perspectives on Resilience. The study took an inductive, exploratory and descriptive approach, using open interviews as the data collection technique. Ten undergraduate students from a nursing school in the north of the country took part of this study. The narratives were analysed using Bardin's content analysis technique, and two categories emerged: (i) being resilient; (ii) Resilience in nursing training. The first category includes three subcategories (i) attributes; (ii) strategies to promote Resilience and; (iii) resources. Two subcategories emerged from the second category: (i) theoretical learning context; (ii) clinical learning context. The results point to the importance of the attributes related to "being resilient", highlighting the student's self-awareness of the challenges they face, empathy and the ability to adapt to new and challenging situations. Strategies to promote Resilience include ways of dealing with adverse and stressful situations, allowing self reflection on the experience(s). Family and community resources are understood by students as determining factors in becoming more resilient and able to adaptively overcome challenging situations. Resilience in nursing students is a relatively recent topic compared to other disciplines and needs to be further explored in different learning contexts in nursing education. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Resiliência | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Emotions | por |
dc.subject | Nursing | por |
dc.subject | Resilience | por |
dc.subject | Students | por |
dc.title | Perceções dos estudantes finalistas de enfermagem sobre resiliência emocional | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203530691 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 13 valores | por |
sdum.uoei | Escola Superior de Enfermagem | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Thaine Leal da Silva.pdf | Dissertação de mestrado | 727,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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