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https://hdl.handle.net/1822/8901
Título: | Educação para a saúde: concepções de professores de 16 países europeus, africanos e do Próximo Oriente |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Clément, Pierre Berger, Dominique |
Palavras-chave: | Multiculturalidade Cidadania Concepções de professores |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade de Évora |
Citação: | In BONITO, J., org. – “Educação para a saúde no século XX : teorias, modelos e práticas : actas do Congresso Nacional de Educação para a Saúde, 2, Évora, 2008”. Évora : Universidade de Évora, 2009. ISBN 978-989-95539-3-4. p. 527-540. |
Resumo(s): | Os professores desempenham um papel crucial na implementação de práticas de Educação para a Saúde (ES) em meio escolar. Neste âmbito, temos vindo a coordenar um projecto de investigação europeu “Biohead-Citizen” (Carvalho et al., 2004) em que, procuramos analisar as eventuais diferenças nas concepções de professores e futuros professores (P+fP) e 16 países sobre ES. Para tal construímos e validámos um questionário que foi aplicado a 6379 P+fP do ensino primário (P), de Biologia (B) e de Língua nacional (L) dos diferentes países. Demos especial atenção à análise das concepções dos P+fP sobre a ES e às suas perspectivas no âmbito do Modelo Biomédico e da Promoção da Saúde. A análise estatística multivariada permitiu caracterizar os grupos de indivíduos em função do país, da religião e da experiência profissional, tendo o primeiro factor sido aquele que mais distinguiu os P+fP questionados. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8901 |
ISBN: | 978-989-95539-3-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EPS_Profs 16 paises.pdf | Artigo | 718,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |