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https://hdl.handle.net/1822/88992
Título: | Melhoria dos fluxos de informação e do planeamento e controlo de produção numa empresa do sector têxtil |
Outro(s) título(s): | Improvement of information flows and production planning and control in a textile company |
Autor(es): | Tinoco, Elisa Cristina Lameira |
Orientador(es): | Pimentel, Carina Maria Oliveira Lima, Rui M. |
Palavras-chave: | Mapeamento de processos Planeamento e controlo de produção ERP Process mapping Production planning and control |
Data: | 1-Dez-2023 |
Resumo(s): | A indústria têxtil é um setor de negócios que requer uma gestão eficiente para enfrentar os desafios
relacionados com a produção, gestão e crescimento. A melhoria dos fluxos de informação é fundamental
para o sucesso das organizações, especialmente em estruturas departamentais. Os sistemas de
Planeamento de Recursos Empresariais (ERP), com a centralização dos dados, padronização de
processos e facilitação da comunicação interna e externa, podem ser uma solução eficaz para garantir a
eficiência desses fluxos.
Neste contexto, desenvolveu-se o projeto apresentado nesta dissertação, realizado numa pequena e
média empresa do setor têxtil, localizada na zona de Guimarães. A Filipe Marinho Têxtil é uma empresa
portuguesa especializada na confeção de artigos têxteis para banho, desporto e íntimo, que passou por
um período de crescimento nos últimos anos. Este crescimento provocou dificuldades no fluxo de
informação entre os diferentes processos, afetando a qualidade do produto, a eficiência da produção e
os prazos de entrega das encomendas. Foi selecionada e seguida uma estratégia de investigação-ação
uma vez que o problema foi tratado em conjunto com os colaboradores e o investigador fez parte da
ação.
Após o mapeamento dos processos, identificaram-se problemas, como a descentralização da
informação, que gera duplicações de trabalho e perda de informações, resultando em produtos não
conformes e atrasos nas entregas. Foi implementado um sistema de planeamento e controlo de produção
e o sistema ERP Odoo para abordar esses problemas. Com a implementação do sistema de planeamento
de produção foi possível reduzir em 75% o número de reclamações de clientes e em 77% o número de
não conformidades. Com a implementação do sistema Odoo é espectável uma melhoria na partilha de
informações e na otimização da comunicação interna, o que pode aumentar a competitividade no
mercado. Devido à limitação de tempo, ainda não foi possível medir os resultados do trabalho,
relativamente a implementação do Odoo, mas foram deixadas na organização métricas para futuras
avaliaçõestais como a taxa de convertibilidade de desenvolvimentos em produções, o tempo de produção
de amostras, percentagem de artigos não conformes entre outros. The textile industry is a business sector that requires efficient management to face challenges related to production, management and growth. Improving information flows is essential for the success of organizations, especially in departmental structures. Enterprise Resource Planning (ERP) systems, with data centralization, process standardization and facilitation of internal and external communication, can be an effective solution to ensure the efficiency of these flows. In this context, the project presented in this dissertation was developed, carried out in a small and medium-sized company in the textile sector, located in the Guimarães. Filipe Marinho Têxtil is a Portuguese company specializing in the manufacture of textile items for swimwear, sportswear and underwear, which has gone through a period of growth in recent years. This growth has led to difficulties in the flow of information between processes, impacting product quality, production efficiency, and order delivery timelines. An action research strategy was chosen and pursued, with the problem addressed collaboratively with employees, and the researcher actively involved in the process. Following the mapping of processes, issues were identified, including information decentralization leading to duplicated work and data loss, resulting in non-compliant products and delayed deliveries. A production planning and control system and the Odoo ERP system were implemented to address these issues. With the implementation of the production planning system, it was possible to reduce customer complaints by 75% and non-conformities by 77%. With the implementation of the Odoo system, an improvement in information sharing and optimization of internal communication is expected, which can increase competitiveness in the market. Due to time constraints, it has not been possible to measure the results of the work regarding the Odoo implementation, but metrics have been left in the organization for future evaluations, such as the convertibility rate of developments into productions, sample production time, percentage of non-compliant items, among others. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Operações – Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88992 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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