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https://hdl.handle.net/1822/88991
Título: | Desenvolvimento de uma metodologia de recolha e análise de tempos de ciclo de processos produtivos para a indústria automóvel |
Outro(s) título(s): | Definition of a methodology for collecting and analyzing cycle times of production processes for the automotive industry |
Autor(es): | Pereira, Mónica Gonçalves |
Orientador(es): | Moreira, Francisco |
Palavras-chave: | Confirmação de processo Desvios Equipamentos Tempo de ciclo Cycle time Deviation Equipment Process confirmation |
Data: | 17-Nov-2023 |
Resumo(s): | A presente dissertação do Mestrado em Engenharia e Gestão de Operações foi desenvolvida em ambiente
industrial na empresa Bosch Car Multimedia, S.A.
Este projeto nasce da necessidade de desenvolver uma metodologia que automatize a recolha e análise
de tempos de ciclo dos processos produtivos, visto que estas tarefas são essencialmente manuais e
representam diversos tipos de desperdícios.
Os objetivos do projeto compreendiam, assim, a redução dos desperdícios associados ao método de
recolha dos tempos de ciclo, a padronização da recolha e análise dos mesmos e uma maior
transparência e rapidez na tomada de decisão aquando da verificação de desvios.
A primeira fase do projeto foi dedicada à compreensão do estado atual da recolha e análise dos tempos
de ciclo, realizada no chão de fábrica pelos Engenheiros Industriais, como forma de garantir o
cumprimento dos standards dos processos, e à identificação do problema. As amostras recolhidas eram
pequenas, os desvios raros e era mais o tempo utilizado na recolha do que na análise de dados.
De seguida, foi desenvolvido um projeto piloto, onde foram postas em prática melhorias ao nível das
plataformas de visualização de dados, parâmetros standards para postos e alertas de desvios. Após
validação do projeto piloto, as melhorias seriam replicadas a outros equipamentos e processos.
Estas alterações permitiram normalizar a recolha e registo dos tempos de ciclo, aumentar a amostra,
passando de 10 para mais de 40 000 valores e ainda reduzir o tempo total da tarefa de cerca de 29
para menos de 2 minutos. Consequentemente, o custo anual associado a esta tarefa reduziu-se
significativamente de 331 U.M. para cerca de 18 U.M.
Foram também sentidas algumas dificuldades, nomeadamente no que diz respeito à implementação de
alterações numa fábrica de dimensão considerável, mas que não comprometeram o resultado do projeto. This dissertation of the Master’s in Engineering and Operations Management was carried out in an industrial environment at Bosch Car Multimedia, S.A. The project arose from the need to develop a methodology to automate the collection and analysis of equipments’ cycle times in production processes, since these tasks are essentially manual and represent various types of waste. The project’s objectives were therefore to reduce the waste associated with the method of collecting cycle times, standardize the collection and analysis of cycle times, and increase transparency and speed in decision-making when deviations are found. The first phase of the project was dedicated to understanding the current state of cycle time collection plus analysis, carried out at the shopfloor by Industrial Engineers, as a way of ensuring compliance with the processes’ standards, and problem identification. The samples were scarce, deviations rare, and time was spent on collecting rather than analyzing the data. A pilot project was then developed, where improvements were put into practice, in terms of data visualization platforms, standard parameters for stations and deviation alerts. Once the pilot project had been validated, the improvements would be replicated for other equipments and processes. These changes made it possible to standardize the collection and recording of cycle times, increase the sample size, from 10 to over 40 000 values, and reduce the total time of the task from about 29 minutes to less than 2 minutes. Consequently, the annual cost associated with this task greatly shrank from about 331 M.U. to about 18 M.U. Some difficulties were experienced, particularly regarding the implementation of changes in a factory of considerable dimension, but that did not compromise the outcome of this project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Operações – ramo de Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88991 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monica Goncalves Pereira.pdf | Dissertação de mestrado | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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